Metodologia lean startup aplicada no desenvolvimento de um modelo de negócio de plataforma logística

DSpace Repository

A- A A+

Metodologia lean startup aplicada no desenvolvimento de um modelo de negócio de plataforma logística

Show full item record

Title: Metodologia lean startup aplicada no desenvolvimento de um modelo de negócio de plataforma logística
Author: Carvalho, Pablo Ribeiro
Abstract: Empreender está ligado a reagir as mais diversas incertezas no processo de construção de um modelo de negócios. Em startups relacionadas a inovação, este grau de incerteza tende a ser ainda mais alto, o que gera imensas dificuldades para os empreendedores que pretendem desbravar novas oportunidades de negócio. Este artigo visa tratar sobre quais aspectos da metodologia Lean Startup funcionaram na construção do modelo de negócios da plataforma logística. Para tal, utilizou-se o estudo de caso da plataforma logística, através de análise documental e observação direta extensiva utilizando de questionários contextualizados aos públicos-alvo. Os resultados obtidos permitiram concluir que a metodologia Lean Startup foi efetiva ao que tange aos aspectos iniciais de validação para construção de um modelo de negócios. Por fim, foi possível validar a existência da demanda para os públicos-alvo através da coleta de dados exposta, o que permite persistir no projeto em direção dos próximos passos da metodologia Lean Startup.Entrepreneurship is linked to reacting to the most diverse uncertainties in the process of building a business model. In innovation-related startups, this degree of uncertainty tends to be even higher, which creates immense difficulties for entrepreneurs who want to open up new business opportunities. This article aims to discuss which aspects of the Lean Startup methodology worked in the construction of the business model of the logistics platform. To this end, we used the case study of the logistics platform, through document analysis and extensive direct observation using contextualized questionnaires to target audiences. The results obtained allowed us to conclude that the Lean Startup methodology was effective regarding the initial aspects of validation for the construction of a business model. Finally, it was possible to validate the existence of demand for the target audiences through the exposed data collection, which allows to persist in the project towards the next steps of the Lean Startup methodology.
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Administração.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/233271
Date: 2022-03-11


Files in this item

Files Size Format View
TCC.pdf 957.0Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar