Metodologia lean startup aplicada no desenvolvimento de um modelo de negócio de plataforma logística

DSpace Repository

A- A A+

Metodologia lean startup aplicada no desenvolvimento de um modelo de negócio de plataforma logística

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina. pt_BR
dc.contributor.advisor Lacerda, Rogério Tadeu de Oliveira
dc.contributor.author Carvalho, Pablo Ribeiro
dc.date.accessioned 2022-03-29T09:08:37Z
dc.date.available 2022-03-29T09:08:37Z
dc.date.issued 2022-03-11
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/233271
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Administração. pt_BR
dc.description.abstract Empreender está ligado a reagir as mais diversas incertezas no processo de construção de um modelo de negócios. Em startups relacionadas a inovação, este grau de incerteza tende a ser ainda mais alto, o que gera imensas dificuldades para os empreendedores que pretendem desbravar novas oportunidades de negócio. Este artigo visa tratar sobre quais aspectos da metodologia Lean Startup funcionaram na construção do modelo de negócios da plataforma logística. Para tal, utilizou-se o estudo de caso da plataforma logística, através de análise documental e observação direta extensiva utilizando de questionários contextualizados aos públicos-alvo. Os resultados obtidos permitiram concluir que a metodologia Lean Startup foi efetiva ao que tange aos aspectos iniciais de validação para construção de um modelo de negócios. Por fim, foi possível validar a existência da demanda para os públicos-alvo através da coleta de dados exposta, o que permite persistir no projeto em direção dos próximos passos da metodologia Lean Startup. pt_BR
dc.description.abstract Entrepreneurship is linked to reacting to the most diverse uncertainties in the process of building a business model. In innovation-related startups, this degree of uncertainty tends to be even higher, which creates immense difficulties for entrepreneurs who want to open up new business opportunities. This article aims to discuss which aspects of the Lean Startup methodology worked in the construction of the business model of the logistics platform. To this end, we used the case study of the logistics platform, through document analysis and extensive direct observation using contextualized questionnaires to target audiences. The results obtained allowed us to conclude that the Lean Startup methodology was effective regarding the initial aspects of validation for the construction of a business model. Finally, it was possible to validate the existence of demand for the target audiences through the exposed data collection, which allows to persist in the project towards the next steps of the Lean Startup methodology. pt_BR
dc.format.extent 34 f. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.rights Open Access en
dc.subject Lean-startup pt_BR
dc.subject Startup-enxuta pt_BR
dc.subject Inovação pt_BR
dc.subject Modelo-de-negócios pt_BR
dc.subject business-model pt_BR
dc.subject Innovation pt_BR
dc.title Metodologia lean startup aplicada no desenvolvimento de um modelo de negócio de plataforma logística pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
TCC.pdf 957.0Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar