Desenvolvimento de um modelo de avaliação da originalidade da funcionalidade de apps desenvolvidos com app inventor na educação básica

DSpace Repository

A- A A+

Desenvolvimento de um modelo de avaliação da originalidade da funcionalidade de apps desenvolvidos com app inventor na educação básica

Show full item record

Title: Desenvolvimento de um modelo de avaliação da originalidade da funcionalidade de apps desenvolvidos com app inventor na educação básica
Author: Pereira, Matheus Alberto
Abstract: Com o avanço da tecnologia no século XXI, é necessária uma adaptação da população ao novo modo de se viver, seja no trabalho ou na sua vida pessoal e convivência em sociedade. Isto faz com que seja necessário o desenvolvimento de novas habilidades do século XXI. Dentre estas novas habilidades destaca-se a criatividade, cuja expressividade é amplamente relacionada com outras competências. A principal característica da criatividade é a novidade, que é a capacidade de criar algo novo ou encontrar novas soluções inovadoras. Uma das formas encontradas para estimular a criatividade é ensiná-la por meio da computação nas escolas, por exemplo, desenvolvendo apps com funcionalidades originais. Levando em consideração a importância de feedback ao aluno referente ao processo de aprendizagem, e mesmo que para a avaliação de aplicativos já existem propostas para analisar a originalidade em apps com App Inventor, esses focam somente na questão da similaridade do código e não da funcionalidade. Assim, o objetivo deste trabalho é criar um modelo de avaliação de novelty, focando na originalidade de funcionalidade, de projetos desenvolvidos com o App Inventor utilizando técnicas de Inteligência artificial, para ser utilizado no ensino de computação na educação básica. O modelo desenvolvido é integrado à ferramenta CodeMaster, para possibilitar a avaliar a originalidade dos apps desenvolvidos como resultados do processo de aprendizagem online. Espera-se contribuir para melhorar então a aprendizagem da habilidade de criatividade fornecendo feedback instrucional aos alunos e professores no processo de aprendizagem.
Description: TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Sistemas de Informação.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/232995
Date: 2022-03-16


Files in this item

Files Size Format View Description
TCC_Matheus Alberto Pereira.pdf 4.328Mb PDF View/Open TCC

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar