Desenvolvimento de um modelo de avaliação da originalidade da funcionalidade de apps desenvolvidos com app inventor na educação básica
Show simple item record
dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Wangenheim, Christiane Anneliese Gresse von |
|
dc.contributor.author |
Pereira, Matheus Alberto |
|
dc.date.accessioned |
2022-03-25T17:40:01Z |
|
dc.date.available |
2022-03-25T17:40:01Z |
|
dc.date.issued |
2022-03-16 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/232995 |
|
dc.description |
TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Sistemas de Informação. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Com o avanço da tecnologia no século XXI, é necessária uma adaptação da população ao novo modo de se viver, seja no trabalho ou na sua vida pessoal e convivência em sociedade. Isto faz com que seja necessário o desenvolvimento de novas habilidades do século XXI. Dentre estas novas habilidades destaca-se a criatividade, cuja expressividade é amplamente relacionada com outras competências. A principal característica da criatividade é a novidade, que é a capacidade de criar algo novo ou encontrar novas soluções inovadoras. Uma das formas encontradas para estimular a criatividade é ensiná-la por meio da computação nas escolas, por exemplo, desenvolvendo apps com funcionalidades originais. Levando em consideração a importância de feedback ao aluno referente ao processo de aprendizagem, e mesmo que para a avaliação de aplicativos já existem propostas para analisar a originalidade em apps com App Inventor, esses focam somente na questão da similaridade do código e não da funcionalidade. Assim, o objetivo deste trabalho é criar um modelo de avaliação de novelty, focando na originalidade de funcionalidade, de projetos desenvolvidos com o App Inventor utilizando técnicas de Inteligência artificial, para ser utilizado no ensino de computação na educação básica. O modelo desenvolvido é integrado à ferramenta CodeMaster, para possibilitar a avaliar a originalidade dos apps desenvolvidos como resultados do processo de aprendizagem online. Espera-se contribuir para melhorar então a aprendizagem da habilidade de criatividade fornecendo feedback instrucional aos alunos e professores no processo de aprendizagem. |
pt_BR |
dc.format.extent |
152 f. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
|
dc.subject |
Criatividade |
pt_BR |
dc.subject |
Novidade |
pt_BR |
dc.subject |
Originalidade |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de computação |
pt_BR |
dc.subject |
App Inventor |
pt_BR |
dc.title |
Desenvolvimento de um modelo de avaliação da originalidade da funcionalidade de apps desenvolvidos com app inventor na educação básica |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co |
Alves, Nathalia Cruz |
|
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar