Title: | O Ensino de Ciência, Tecnologia e Sociedade e a Alfabetização Científica: Uma análise de trabalhos da área de Educação em Ciências |
Author: | Cirilo, Yara Karolini |
Abstract: |
Os recursos didáticos e temas adotados em trabalhos publicados em anais de eventos nacionais da área de Ensino de Ciências, mapeados em outra pesquisa de levantamento bibliográfico, que envolviam a Alfabetização Científica e o Ensino de CTS, foram o objeto de estudo desta pesquisa. Assim, o objetivo foi analisar as aproximações com o Ensino de CTS e a Alfabetização Científica (AC) nas atividades desenvolvidas com estudantes da educação básica nos trabalhos mapeados, que constituíram o corpus da pesquisa. Esses trabalhos foram submetidos à análise das temáticas e conteúdos de química abordados, de como o Ensino de CTS e a AC estão presentes e quais recursos didáticos foram empregados. Foram identificados trabalhos que apresentaram dificuldades em efetivar os pressupostos da AC e do Ensino de CTS, mesmo fazendo parte dos seus objetivos. Essas dificuldades podem ser atribuídas à falta de planejamento da metodologia ou até mesmo dificuldade de descrever, nos resultados do trabalho, evidências do êxito. As análises demonstraram que a maioria dos trabalhos vai ao encontro, mesmo que por vezes parcialmente, dos pressupostos da AC e do Ensino de CTS, da temática ambiental e do uso de experimentos como recurso didático. The didactic resources and themes adopted in works published in annals of national events in the area of Science Teaching, mapped in another bibliographic survey, which involved Scientific Literacy and STS Teaching, were the object of study of this research. Thus, the objective was to analyze the approximations with the STS education and Scientific Literacy (SL) in the activities developed with students of basic education in the mapped papers which constituted the research corpus. These works were submitted to the analysis of the themes and contents of chemistry covered, of how the STS education and CA are present and which didactic resources were used. Works were identified that presented difficulties in implementing the assumptions of AC and STS education, even though they were part of their objectives. These difficulties can be attributed to the lack of methodology planning or even the difficulty of describing, in the work results, evidence of success. The analyzes showed that most of the works meet, even if partially, the assumptions of AC and STS education, the environmental theme and the use of experiments as a didactic resource. |
Description: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Blumenau. Licenciatura em Química |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/232883 |
Date: | 2022-03-15 |
Files | Size | Format | View | Description |
---|---|---|---|---|
TCC2_Yara_Karolini_Cirilo.pdf | 921.1Kb |
View/ |
TCC |