O Futuro da Engenharia Civil: perspectivas para a formação 4.0

DSpace Repository

A- A A+

O Futuro da Engenharia Civil: perspectivas para a formação 4.0

Show full item record

Title: O Futuro da Engenharia Civil: perspectivas para a formação 4.0
Author: Leal, Bárbara Bonfim
Abstract: A Construção Civil tem um grande papel para o desenvolvimento do país, e com o objetivo de melhorar os seus resultados e desempenho, viu-se o setor abrir espaço para a adesão de novas tecnologias e soluções nos últimos anos, o que vem gerando mudanças no comportamento do mercado de trabalho e, consequentemente, mudanças no perfil esperado dos profissionais que o compõem, para suportar esse crescimento. Nesse sentido, sabe-se que uma empresa é formada pela soma de pessoas presentes na Organização, para torná-la mais competitiva e produtiva, é necessário perfis profissionais cada vez melhores. Uma vez que a tecnologia vem para auxiliar na otimização de processos, o diferencial humano precisa destacar as habilidades e competências do indivíduo. A formação dos profissionais de engenharia civil que, até então, tem um grande foco no conhecimento técnico, vai precisar cada vez mais se atentar às demandas de competências do mercado de trabalho, que vai exigir muitas vezes, uma aprendizagem ativa, constante e com as habilidades pessoais e comportamentais (soft skills) igualmente desenvolvidas. Para esclarecer a demanda dessas habilidades por parte do mercado, este trabalho se propõe a investigar as dores e necessidades no perfil do profissional de Engenharia Civil, através da ótica dos estudantes, profissionais formados atuantes em diferentes áreas e por Construtoras contratantes, à luz das Diretrizes Curriculares do Curso de Engenharia e das tendências da Indústria 4.0 e da Formação 4.0.The Civil Construction has a great role for the development of the country, and with the objective of improving results and performance, the sector has opened space for the adhesion of new technologies and solutions in the last years, which has been generating changes in the behavior of the labor market and, consequently, changes in the expected profile of the professionals who compose it, to support this growth. In this sense, it is known that a company is formed by the sum of people present in the Organization, in order to make it more competitive and productive, increasingly better professional profiles are needed. Since technology comes to assist in the optimization of processes, the human differential needs to highlight the individual's skills and competences. The training of civil engineering professionals, who, until then, have had a strong focus on technical knowledge, will increasingly need to pay attention to the skills demands of the labor market, which will often require active, constant learning and with the personal and behavioral skills (soft skills) equally developed. In order to clarify the demand for these skills by the market, this work proposes to investigate the pains and needs in the profile of the Civil Engineering professional, through the perspective of students, trained professionals working in different areas and by contracting construction companies, in the light of the Guidelines Curriculum for the Engineering Course and trends in Industry 4.0 and Training 4.0.
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Engenharia Civil.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/232791
Date: 2022-03-09


Files in this item

Files Size Format View Description
TCC - Bárbara Bonfim Leal.pdf 2.876Mb PDF View/Open TCC

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar