dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Lobo, Eduardo |
|
dc.contributor.author |
Leal, Bárbara Bonfim |
|
dc.date.accessioned |
2022-03-24T15:54:50Z |
|
dc.date.available |
2022-03-24T15:54:50Z |
|
dc.date.issued |
2022-03-09 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/232791 |
|
dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Engenharia Civil. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A Construção Civil tem um grande papel para o desenvolvimento do país, e com o objetivo de
melhorar os seus resultados e desempenho, viu-se o setor abrir espaço para a adesão de novas
tecnologias e soluções nos últimos anos, o que vem gerando mudanças no comportamento do
mercado de trabalho e, consequentemente, mudanças no perfil esperado dos profissionais que
o compõem, para suportar esse crescimento. Nesse sentido, sabe-se que uma empresa é formada
pela soma de pessoas presentes na Organização, para torná-la mais competitiva e produtiva, é
necessário perfis profissionais cada vez melhores. Uma vez que a tecnologia vem para auxiliar
na otimização de processos, o diferencial humano precisa destacar as habilidades e
competências do indivíduo. A formação dos profissionais de engenharia civil que, até então,
tem um grande foco no conhecimento técnico, vai precisar cada vez mais se atentar às demandas
de competências do mercado de trabalho, que vai exigir muitas vezes, uma aprendizagem ativa,
constante e com as habilidades pessoais e comportamentais (soft skills) igualmente
desenvolvidas. Para esclarecer a demanda dessas habilidades por parte do mercado, este
trabalho se propõe a investigar as dores e necessidades no perfil do profissional de Engenharia
Civil, através da ótica dos estudantes, profissionais formados atuantes em diferentes áreas e por
Construtoras contratantes, à luz das Diretrizes Curriculares do Curso de Engenharia e das
tendências da Indústria 4.0 e da Formação 4.0. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
The Civil Construction has a great role for the development of the country, and with the
objective of improving results and performance, the sector has opened space for the adhesion
of new technologies and solutions in the last years, which has been generating changes in the
behavior of the labor market and, consequently, changes in the expected profile of the
professionals who compose it, to support this growth. In this sense, it is known that a company
is formed by the sum of people present in the Organization, in order to make it more competitive
and productive, increasingly better professional profiles are needed. Since technology comes to
assist in the optimization of processes, the human differential needs to highlight the individual's
skills and competences. The training of civil engineering professionals, who, until then, have
had a strong focus on technical knowledge, will increasingly need to pay attention to the skills
demands of the labor market, which will often require active, constant learning and with the
personal and behavioral skills (soft skills) equally developed. In order to clarify the demand for
these skills by the market, this work proposes to investigate the pains and needs in the profile
of the Civil Engineering professional, through the perspective of students, trained professionals
working in different areas and by contracting construction companies, in the light of the
Guidelines Curriculum for the Engineering Course and trends in Industry 4.0 and Training 4.0. |
pt_BR |
dc.format.extent |
130 p |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
|
dc.subject |
Engenharia Civil |
pt_BR |
dc.subject |
Formação em Engenharia Civil |
pt_BR |
dc.subject |
Formação 4.0 |
pt_BR |
dc.subject |
Educação Corporativa |
pt_BR |
dc.subject |
Soft skills e hard skills |
pt_BR |
dc.title |
O Futuro da Engenharia Civil: perspectivas para a formação 4.0 |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |