Fake news: um olhar para as percepções dos estudantes de licenciatura em química da UFSC-Blumenau

DSpace Repository

A- A A+

Fake news: um olhar para as percepções dos estudantes de licenciatura em química da UFSC-Blumenau

Show full item record

Title: Fake news: um olhar para as percepções dos estudantes de licenciatura em química da UFSC-Blumenau
Author: Hertel, Darlei Daniel
Abstract: A década de 2020 vem sendo marcada de forma significativa por um fenômeno conhecido como fake news, o qual consiste na disseminação de notícias falsas para a população, e vem gerando impactos em áreas como a ciência, saúde e educação. O presente trabalho tem como objetivo investigar se os estudantes de Licenciatura em Química da UFSC-Blumenau conseguem identificar uma notícia falsa e diferenciá-la de uma notícia verdadeira, se já acreditaram ou foram vítimas de alguma fake news e quais impactos os participantes consideram que as fake news podem ocasionar tanto na Graduação como na vida profissional como futuros docentes. Para a obtenção dos dados elaborou-se um questionário online com perguntas de respostas abertas e respostas fechadas sobre o tema, o qual foi disponibilizado aos estudantes na plataforma Google Forms. A análise das respostas foi realizada com os aportes teóricos de Fourez (1997), Divulgação Científica e Mídia-Educação/Educomunicação. Os resultados demostraram que os participantes conseguem identificar uma fake news e diferenciá-la de uma notícia verdadeira; já receberam, compartilharam e tiveram contato com uma fake news relacionada à ciência; compreendem a importância da discussão sobre a temática das fake news; consideram que a mesma pode impactar seu cotidiano e sua atuação como futuros docentes e conseguem estabelecer relações entre as possibilidades de utilização das fake news em sala de aula. Essa pesquisa cumpriu com os objetivos propostos, tendo em vista que possibilitou a compreensão dos olhares dos participantes sobre as fake news. Espera-se que estudantes e docentes tenham nesta pesquisa um referencial que auxilie em futuros trabalhos sobre o tema. Para isso, sugere-se a escolha de grupos mais restritos de participantes (uma fase do curso ou uma disciplina), bem como um aprofundamento maior em relação aos campos de mídia-educação e educomunição, e suas relações com os referenciais de alfabetização científica e divulgação científica.The 2020’s have been marked by the spread of fake news to the population and have been generating impacts in the areas of science, health and education. The objective of this work was to investigate whether undergraduate students in Chemistry at UFSC-Blumenau can identify fake news and differentiate it from real news, if they have believed or been victims of some fake news and what impacts they consider fake news to be can cause in Graduation and in teaching practice. For data collection, a questionnaire was prepared on Google forms and the access link was made available to students by email. The answers were analyzed from the theoretical contributions of Fourez (1997), Scientific Divulgation and Media-Education/Educommunication. The results showed that participants are able to identify fake news and differentiate it from real news; have already received, shared and had contact with fake news related to science; understand the importance of discussing about fake news; consider that it can impact their daily lives and their performance as future teachers and manage to establish relationships between the possibilities of using fake news in the classroom. This research achieved the proposed objectives by enabling the understanding of the students' perspective on fake news. It is expected that students and teachers have in this research a reference that will help them in future works about the theme. It is suggested the choice of more restricted groups of participants, for example, a phase of the course or a discipline, as well as a greater depth in relation to the fields of media-education and educommunication, and their relations with the references of scientific literacy and scientific divulgation.
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Blumenau. Licenciatura em Química
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/232659
Date: 2022-03-11


Files in this item

Files Size Format View Description
TCC 2 - Darlei Daniel Hertel.pdf 2.356Mb PDF View/Open TCC

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar