Projeto gráfico-editorial de um livro de poesia no estilo indie publishing
Author:
Rocha, Beatriz Brito da
Abstract:
O meio das publicações é bem dividido em dois grandes grupos, os livros mais convencionais, com foco no conteúdo escrito, e os livros com teor mais artístico. E, presente neste cenário como um todo, está a indústria gráfica que atende as necessidades dos variados tipos de livros. Este trabalho propõe o desenvolvimento de um projeto gráfico editorial de um livro de poesia no estilo Indie publishing que, de acordo com Lupton(2008), são publicações criativas e experimentais que beneficiam-se do bom uso das soluções oferecidas pelo Design e pela indústria de produção gráfica para realizarem trabalhos mais completos. A proposta de união dos estilos, criatividade, artes, design e produção gráfica, pôde ser melhor desenvolvida por meio da combinação e adaptação de duas metodologias, a saber: Archer (1963) e Munari (1981). Desta forma, o resultado final foi o protótipo de um livro com textos poéticos composto por uma diversidade de papéis, diferentes gramaturas, formatos e texturas e aplicação de vários acabamentos especiais. Cumprindo seu objetivo inicial, o projeto é um material que demonstra as possibilidades, de papéis, acabamentos e estratégias de design, para a construção de projeto gráfico editorial.
Description:
PCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Comunicação e Expressão. Design.