Síntese de uma nova classe de híbridos moleculares β-calcogenamino/ácido lipoico através da reação de Ugi 4-componentes

DSpace Repository

A- A A+

Síntese de uma nova classe de híbridos moleculares β-calcogenamino/ácido lipoico através da reação de Ugi 4-componentes

Show full item record

Title: Síntese de uma nova classe de híbridos moleculares β-calcogenamino/ácido lipoico através da reação de Ugi 4-componentes
Author: Klein, Nicoly Karolina Valle
Abstract: O interesse na preparação dessa nova classe de híbridos moleculares β- calcogenamino/ácido lipóico se justifica, pois seus precursores sintéticos são potenciais antioxidantes multifuncionais e possuem uma série de aplicações na indústria farmacêutica. Neste trabalho realizou-se a síntese de uma nova classe de híbridos moleculares β-calcogenamino/ácido lipóico através de uma estratégia de conjugação de híbridos moleculares e reação multicomponentes, mais precisamente, a reação do tipo Ugi 4-componentes. Do ponto de vista sintético, essa estratégia é ambientalmente amigável, pois em uma única etapa é possível obter compostos altamente complexos, além de explorar a síntese de moléculas interesse biológico. O planejamento dessa nova classe de moléculas levou em conta as propriedades antioxidantes, por diferentes mecanismos de ação, exibida pelos núcleos ácido lipóico (captura de radicais livres) e β-calcogenamino (mimético da enzima GPx) no intuito de gerar compostos com maior ação farmacológica. Foi possível através desta metodologia, a união dos núcleos ativos de diferentes β-calcogenaminas, aldeídos e isonitrilas juntamente com ácido lipóico através da reação de Ugi- 4CR, sintetizar 20 novos híbridos moleculares, com rendimentos que variaram entre 20-80%. Todos os compostos foram caracterizados por Ressonância Magnética Nuclear, Massas de Alta Resolução e Infravermelho. Serão disponibilizados para ensaios de Permeabilidade em Membrana Artificial Paralela que simula o trato gastrointestinal (PAMPA – TGI) e a barreira hematoencefálica (PAMPA – BHE), e modelos de ensaios in vitro e in vivo, na condição de se tornarem candidatos a agentes terapêuticos para o tratamento de doenças multifatoriais associadas ao estresse oxidativo como, por exemplo, doenças neurodegenerativas (Parkinson e Alzheimer), câncer e síndrome metabólica.
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Físicas e Matemáticas. Curso de Química.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/232470
Date: 2022-03-15


Files in this item

Files Size Format View Description
TCC.pdf 6.805Mb PDF View/Open TCC

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar