Uso do extrato aquoso das folhas de Syzygium cumini como potencial inibidor de corrosão do aço carbono em meio ácido

DSpace Repository

A- A A+

Uso do extrato aquoso das folhas de Syzygium cumini como potencial inibidor de corrosão do aço carbono em meio ácido

Show full item record

Title: Uso do extrato aquoso das folhas de Syzygium cumini como potencial inibidor de corrosão do aço carbono em meio ácido
Author: Silva, Markus Vinicius Leal da
Abstract: A eficiência do extrato aquoso das folhas de Syzygium cumini (EFSC) como inibidor de corrosão foi estimada para o aço carbono em H2SO4 0,5 mol L-1 pelas técnicas de polarização potenciodinâmica (PPD) e espectroscopia de impedância eletroquímica (EIE). Ficou claro nos estudos que a eficiência de inibição aumenta com o aumento da concentração do EFSC devido à diminuição da corrente catódica e ao bloqueio geométrico da superfície metálica. A corrente de corrosão diminuiu de 1,286 mA cm-2 no branco para 0,212 mA cm-2 na concentração de 0,3 g L-1 do extrato. O potencial de carga zero obtido por meio da técnica de espectroscopia de impedância eletroquímica indica que a superfície do aço carbono está polarizada com cargas positivas. A energia de ativação para a reação de oxidação do ferro presente na liga de aço carbono aumentou por um fator de 1,66 na presença do EFSC. A presença de moléculas orgânicas contidas no EFSC foi confirmada por FT-IR. Foram observadas bandas referentes a estiramentos C=O, C-O-C e C-H. A adsorção na superfície metálica foi avaliada por meio do modelo de isoterma de Langmuir. Os valores de Kadd,P e Kadd,R obtidos foram maiores que 1, o que sugere a formação espontânea da camada de adsorbato. A proteção conferida contra a corrosão do aço carbono em meio ácido foi confirmada também pelas técnicas de ângulo de contato e microscopia eletrônica de varredura (MEV). Foi observada uma diminuição da rugosidade da superfície do aço carbono na presença do extrato comparado ao processo de corrosão não inibido. Por meio dos resultados obtidos com os ensaios eletroquímicos e a análise de superfície foi possível propor um modelo para o mecanismo de inibição do EFSC. No modelo é considerada a polaridade da superfície, o efeito das moléculas orgânicas do EFSC e o papel dos íons HSO4 - /SO4 2- /H3O+ .
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Físicas e Matemáticas. Curso de Química.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/232468
Date: 2022-03-14


Files in this item

Files Size Format View
TCC2.pdf 1022.Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar