Estratégias Mercadológicas aplicadas por cachaçarias vinculadas à Associação Catarinense dos Produtores Artesanais de Aguardente e Cachaça de Qualidade (ACAPACQ)
Show full item record
Title:
|
Estratégias Mercadológicas aplicadas por cachaçarias vinculadas à Associação Catarinense dos Produtores Artesanais de Aguardente e Cachaça de Qualidade (ACAPACQ) |
Author:
|
Machado, Gabriela Porto; Bernardes, Taiane de Souza
|
Abstract:
|
As empresas produtoras de cachaça do Estado de Santa Catarina que fazem parte da Associação
Catarinense dos Produtores Artesanais de Aguardente e Cachaça de Qualidade (ACAPACQ)
são destaque nacional e internacional devido às premiações recebidas pela qualidade da sua
produção. Partindo-se do princípio de que as ferramentas de estratégia de marketing podem ser
uma forma de ajudar estas empresas a se destacarem ainda mais no comércio de bebidas
alcoólicas catarinense, este estudo tem como objetivo conhecer e analisar as estratégias
mercadológicas adotadas pelas cachaçarias vinculadas à ACAPACQ. Para chegar às conclusões
pretendidas, foi realizada uma pesquisa qualitativa, exploratória, por meio da aplicação de
entrevistas em profundidade, com roteiro semiestruturado, embasado pelo Mix de Marketing
(Produto, Preço, Praça e Promoção). A análise de conteúdo foi a ferramenta metodológica
utilizada para interpretar os dados coletados. Como resultados, obteve-se que as principais
estratégias dos Quatro Ps utilizadas pelas cachaçarias são: variedade do Mix de Produtos;
precificação com base nos custos de produção ou com base nos preços praticados pela
concorrência; foco nas lojas físicas, parceria com revendedores; investimento em panfletos,
placas e outdoors, divulgação em rádios e jornais locais. Sugeriu-se, portanto, o planejamento:
para inovação de embalagens e/ou rótulos; do mix de produtos para adicionar nova linha e/ou
aumentar a extensão de linhas de produtos; para utilização de abordagens alternativas ao
aumento do preço; para implantação de e-commerce e introdução de venda de produtos por
meio de marketplace. |
Description:
|
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Administração. |
URI:
|
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/232448
|
Date:
|
2022-03-18 |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show full item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar