Estratégias Mercadológicas aplicadas por cachaçarias vinculadas à Associação Catarinense dos Produtores Artesanais de Aguardente e Cachaça de Qualidade (ACAPACQ)
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Bernardes, Taiane de Souza |
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dc.contributor.author |
Machado, Gabriela Porto; Bernardes, Taiane de Souza |
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dc.date.accessioned |
2022-03-21T14:48:38Z |
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dc.date.available |
2022-03-21T14:48:38Z |
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dc.date.issued |
2022-03-18 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/232448 |
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dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Administração. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
As empresas produtoras de cachaça do Estado de Santa Catarina que fazem parte da Associação
Catarinense dos Produtores Artesanais de Aguardente e Cachaça de Qualidade (ACAPACQ)
são destaque nacional e internacional devido às premiações recebidas pela qualidade da sua
produção. Partindo-se do princípio de que as ferramentas de estratégia de marketing podem ser
uma forma de ajudar estas empresas a se destacarem ainda mais no comércio de bebidas
alcoólicas catarinense, este estudo tem como objetivo conhecer e analisar as estratégias
mercadológicas adotadas pelas cachaçarias vinculadas à ACAPACQ. Para chegar às conclusões
pretendidas, foi realizada uma pesquisa qualitativa, exploratória, por meio da aplicação de
entrevistas em profundidade, com roteiro semiestruturado, embasado pelo Mix de Marketing
(Produto, Preço, Praça e Promoção). A análise de conteúdo foi a ferramenta metodológica
utilizada para interpretar os dados coletados. Como resultados, obteve-se que as principais
estratégias dos Quatro Ps utilizadas pelas cachaçarias são: variedade do Mix de Produtos;
precificação com base nos custos de produção ou com base nos preços praticados pela
concorrência; foco nas lojas físicas, parceria com revendedores; investimento em panfletos,
placas e outdoors, divulgação em rádios e jornais locais. Sugeriu-se, portanto, o planejamento:
para inovação de embalagens e/ou rótulos; do mix de produtos para adicionar nova linha e/ou
aumentar a extensão de linhas de produtos; para utilização de abordagens alternativas ao
aumento do preço; para implantação de e-commerce e introdução de venda de produtos por
meio de marketplace. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
en |
dc.subject |
Cachaçaria |
pt_BR |
dc.subject |
Estratégia de Marketing |
pt_BR |
dc.subject |
Mix de Marketing |
pt_BR |
dc.title |
Estratégias Mercadológicas aplicadas por cachaçarias vinculadas à Associação Catarinense dos Produtores Artesanais de Aguardente e Cachaça de Qualidade (ACAPACQ) |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co |
Petroll, Martin de La Martinière |
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