Title: | Língua e luta de classes: o caso do Dread Talk no contexto jamaicano |
Author: | Silva, Marcos Vinícius Martim da |
Abstract: |
O advento do colonialismo a partir de 1492 inaugurou, por meio da força, uma nova organização da totalidade do espaço e do tempo em uma grande narrativa que se coloca como universal na qual a Europa é/sempre foi o centro. Isso produziu, na realidade da vida social, uma hierarquização das diferentes formas de ser e estar no mundo, bem como dos mais variados aspectos particulares a cada processo civilizatório que se desenvolvia de forma independente do europeu até a constituição e a interferência do poder colonial das potências europeias desde a invasão e a ocupação da África e das Américas. Assim, até mesmo a produção do conhecimento científico ? que, de forma acrítica, será tradicionalmente a representação ideal de uma realidade material em que a sociedade é dividia e segregada em classes e baseada na exploração que a classe proprietária dos meios de produção exerce sobre a classe despossuída ? serviu para reforçar e naturalizar as desigualdades difundidas e aprofundadas pelo êxito da organização colonial do mundo. A linguística, por exemplo, foi durante boa parte do século XX uma forma de negar as línguas de determinados grupos sociais subalternizados, entre as quais, aqui, se destaca a língua crioula que emergiu entre as/os escravizadas/os e se tornou o idioma da classe trabalhadora na Jamaica. Ainda assim, embora inseridas/os em práticas de linguagem e disputas linguísticas que têm como pano de fundo uma dinâmica de poder econômico (e, por conseguinte, poder político), isto é, a luta de classes, as/os jamaicanas/os crioulófona/os, instigadas/os pelas condições materiais de superexploração e pelos consequentes movimentos sociais e políticos, lançaram mão da própria língua como instrumento de resistência, combate e denúncia ante os legados do colonialismo e do imperialismo perpetrados pela classe dominante inglesa. Este trabalho descreve o fenômeno linguístico da crioulização como um fenômeno essencialmente histórico na tentativa de demonstrar que, ao menos na Jamaica, a mudança linguística decorrente foi determinada de modo preponderante pelas diferentes formas que a luta de classes assumiu naquele território. Abstract: The rise of colonialism from 1492 onwards originated by force a new organization of the entire space-time in a reputed universal narrative in which Europe is and has always been the center. It produced, on the reality of social life, a hierarchization of the different ways of living in the world, as well as the most varied aspects proper to each civilizing process that developed independently of the European one until the institution and interference of the colonial rule of the European powers since the invasion and occupation of Africa and the Americas. Thus, even the production of scientific knowledge ? which will uncritically and traditionally be the ideal representation of a material reality in which society is divided and segregated into classes and based on the exploitation that the class that owns the means of production exerts on the dispossessed class ? served to reinforce and naturalize the inequalities that were disseminated and deepened by the success of the colonial organization of the world. Linguistics, for instance, was, for the most part of the 20th century, a way of denying the languages of certain subalternized social groups, among which stands out the creole language that emerged from the enslaved and became the language of the working class in Jamaica. Even so, despite being immersed in language practices and linguistic disputes that have as a backdrop a dynamic of economic power (and, therefore, political power), that is, the class struggle, the jamaican creolephone, instigated by the material conditions of overexploitation and by the correlated social and political movements, resorted to their own language as an instrument of resistance, fight, and denouncement against the legacies of colonialism and imperialism perpetrated by the English ruling class. This paper describes the linguistic phenomenon of creolization as an essentially historical phenomenon in an attempt to demonstrate that, at least in Jamaica, the resulting linguistic change was predominantly determined by the different forms that the class struggle took in that territory. |
Description: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Lingüística, Florianópolis, 2021. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/230986 |
Date: | 2021 |
Files | Size | Format | View |
---|---|---|---|
PLLG0859-D.pdf | 1.336Mb |
View/ |