Qual é o Currículo que se apresenta no documento intitulado Currículo Base do Território Catarinense? Reflexões curriculares sobre o documento que implementa a BNCC em Santa Catarina, Brasil.
Show full item record
Title:
|
Qual é o Currículo que se apresenta no documento intitulado Currículo Base do Território Catarinense? Reflexões curriculares sobre o documento que implementa a BNCC em Santa Catarina, Brasil. |
Author:
|
GARCEZ, Beatriz Freitas da Silva
|
Abstract:
|
Em Santa Catarina, o processo de implementação da Base Nacional Comum
Curricular (BNCC) culminou na publicação do Currículo Base da Educação Infantil e
do Ensino Fundamental do Território Catarinense (CBTC). O objetivo deste trabalho
é analisar o currículo prescrito nos textos iniciais do CBTC, especialmente por se
tratar de um documento novo que ainda carece de estudos e pelo fato de Santa
Catarina já possuir um longo histórico de políticas curriculares, construídas ao longo
de mais de duas décadas. As análises foram desenvolvidas especialmente sob a
perspectiva teórica crítica de currículo, que entende ser necessário olhar para o
currículo não apenas em relação a como ele propõe a organização do conhecimento
escolar, mas, sobretudo, em relação à formação de cidadãos que ele propõe e a
qual projeto de sociedade se filia. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo
documental, guiada pela lente teórico-metodológica da análise relacional proposta
por Michael Apple. Este trabalho utilizou a Análise Temática como ferramenta
metodológica. A hipótese inicial de que o CBTC seria composto por um mosaico de
ideias, por tentar articular pressupostos teóricos advindos da BNCC ao histórico
curricular catarinense marcado pela Proposta Curricular de Santa Catarina (PCSC)
foi confirmada. Esse hibridismo encontrado no CBTC é resultado da presença de
diferentes atores e concepções na construção do texto, evidenciando um território
em disputa no documento, incluindo resistências por parte de certos sujeitos
envolvidos na elaboração do documento, que ocuparam espaços na disputa pelas
hegemonias curriculares que estavam (e ainda estão) em jogo ao longo do processo
de implementação da BNCC em Santa Catarina. Apesar de ser resultado da
implementação da BNCC em Santa Catarina e do documento ser bastante receptivo
à Base (tanto nos pressupostos quanto na organização do documento), o CBTC
apresenta particularidades: o destaque dado ao processo de alfabetização e
letramento, a presença de uma discussão a respeito da diversidade e a presença de
listagens de conteúdos nos quadros organizadores curriculares dos componentes
curriculares do Ensino Fundamental são alguns dos diferenciais do documento de
Santa Catarina. As conexões entre o CBTC e a PCSC deram-se principalmente pela
articulação de conceitos como “educação integral” e o “percurso formativo”. Apesar
de a presença de traços do histórico curricular catarinense ao longo do texto do
CBTC ser passível de celebração, sua presença é baixa e é preciso encará-la
criticamente. O currículo que se apresenta no CBTC transparece uma ideia de
qualidade educacional bastante relacionada à ideia de mundo do trabalho, eficiência
e desempenho, o que alia-se fortemente a uma perspectiva tradicional de currículo
que atualmente é reeditada em bases neoliberais e gerenciais. Ademais, o CBTC
busca distanciar-se do caráter político das políticas curriculares e do debate de
questões de justiça social, movimento que os documentos da PCSC buscam
realizar, trazendo discussões de cunho político-pedagógico. Por mais que o
documento do CBTC seja apresentado como a implementação da BNCC, ele já é
resultado de um processo de tradução de uma política nacional para um contexto
estadual e seguirá sendo traduzido e interpretado em escalas cada vez menores. |
Description:
|
TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Biológicas. Biologia. |
URI:
|
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/230715
|
Date:
|
2021-12-10 |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show full item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar