Title: | Conteúdos de África e estudos Afro-brasileiros na formação étnico-racial no Brasil: estudo em uma Plataforma Educacional |
Author: | Costa, Francine |
Abstract: |
Este trabalho de conclusão de curso foi elaborado com o objetivo de analisar os conteúdos de história e cultura afro-brasileira e africana disponibilizados no acervo de site configurado como Plataforma Educacional. Se procurou, através da etnografia como procedimento teórico-metodológico (PEIRANO, 2014), construir uma ferramenta capaz de analisar a compatibilidade de recursos educacionais digitais selecionados com o uso de critérios de buscas sobre história e cultura afro-brasileira e africana. Para construir os parâmetros de análise segui diretrizes recomendadas por documentos oficiais, como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996), as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e Para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana (2004) e o parecer das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola. O objetivo central da pesquisa foi analisar a compatibilidade de Recursos Educacionais Digitais - RED voltados para a temática afro-brasileira e africana com as diretrizes de ensino sobre o tema. This course conclusion work was developed with the objective of analyzing the contents of Afro-Brazilian and African history and culture available in the website collection configured as Educational Platform. Through ethnography as a theoretical and methodological procedure (PEIRANO, 2014), it was sought to build a tool capable of analyzing the compatibility of selected digital educational resources with the use of search criteria on Afro-Brazilian and African history and culture. To build the analysis parameters, I followed the guidelines recommended by official documents, such as the Law of Directives and Bases of National Education (1996), the National Curricular Guidelines for the Education of Ethnic-Racial Relations and for the Teaching of Afro-Brazilian and African History and Culture (2004) and the opinion of the National Curricular Guidelines for Quilombola School Education. The main objective of the research was to analyze the compatibility of the Digital Educational Resources - DER focused on the Afro-Brazilian and African themes with the teaching guidelines on the subject. |
Description: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Curso de Ciências Sociais. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/230421 |
Date: | 2021-09-23 |
Files | Size | Format | View | Description |
---|---|---|---|---|
TCC Francine Costa - 2021 - entrega.pdf | 2.148Mb |
View/ |
TCC |