Conteúdos de África e estudos Afro-brasileiros na formação étnico-racial no Brasil: estudo em uma Plataforma Educacional

DSpace Repository

A- A A+

Conteúdos de África e estudos Afro-brasileiros na formação étnico-racial no Brasil: estudo em uma Plataforma Educacional

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Leite, Ilka Boaventura
dc.contributor.author Costa, Francine
dc.date.accessioned 2021-12-14T11:06:15Z
dc.date.available 2021-12-14T11:06:15Z
dc.date.issued 2021-09-23
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/230421
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Curso de Ciências Sociais. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho de conclusão de curso foi elaborado com o objetivo de analisar os conteúdos de história e cultura afro-brasileira e africana disponibilizados no acervo de site configurado como Plataforma Educacional. Se procurou, através da etnografia como procedimento teórico-metodológico (PEIRANO, 2014), construir uma ferramenta capaz de analisar a compatibilidade de recursos educacionais digitais selecionados com o uso de critérios de buscas sobre história e cultura afro-brasileira e africana. Para construir os parâmetros de análise segui diretrizes recomendadas por documentos oficiais, como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996), as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e Para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana (2004) e o parecer das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola. O objetivo central da pesquisa foi analisar a compatibilidade de Recursos Educacionais Digitais - RED voltados para a temática afro-brasileira e africana com as diretrizes de ensino sobre o tema. pt_BR
dc.description.abstract This course conclusion work was developed with the objective of analyzing the contents of Afro-Brazilian and African history and culture available in the website collection configured as Educational Platform. Through ethnography as a theoretical and methodological procedure (PEIRANO, 2014), it was sought to build a tool capable of analyzing the compatibility of selected digital educational resources with the use of search criteria on Afro-Brazilian and African history and culture. To build the analysis parameters, I followed the guidelines recommended by official documents, such as the Law of Directives and Bases of National Education (1996), the National Curricular Guidelines for the Education of Ethnic-Racial Relations and for the Teaching of Afro-Brazilian and African History and Culture (2004) and the opinion of the National Curricular Guidelines for Quilombola School Education. The main objective of the research was to analyze the compatibility of the Digital Educational Resources - DER focused on the Afro-Brazilian and African themes with the teaching guidelines on the subject. pt_BR
dc.format.extent 91 pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.rights Open Access
dc.subject Etnografia pt_BR
dc.subject Educação das Relações Étnico-Raciais pt_BR
dc.subject Lei 10.639/03 pt_BR
dc.subject Recursos Educacionais Digitais pt_BR
dc.title Conteúdos de África e estudos Afro-brasileiros na formação étnico-racial no Brasil: estudo em uma Plataforma Educacional pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


Files in this item

Files Size Format View Description
TCC Francine Costa - 2021 - entrega.pdf 2.148Mb PDF View/Open TCC

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar