Conselho participativo: quando os avaliadores são avaliados

DSpace Repository

A- A A+

Conselho participativo: quando os avaliadores são avaliados

Show full item record

Title: Conselho participativo: quando os avaliadores são avaliados
Author: Hackenhaar, Heloísa Junges
Abstract: Este trabalho desenvolve-se a partir das experiências dos Conselhos Participativos realizados no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina, sendo este um espaço de avaliação coletiva do ambiente escolar que tem como principal característica a participação dos estudantes, juntamente com todos os docentes da turma e profissionais técnicos. Primeiramente, uma revisão bibliográfica a respeito dos conselhos escolares é apresentado, em seguida, o contexto em que o trabalho se desenvolve, no caso, a instituição federal de ensino e suas práticas de Conselhos. Posteriormente, discute-se as políticas de avaliação docente, a avaliação realizada pelos estudantes dos docentes, assim como aquelas realizadas pela instituição. Depois, são apresentados os resultados desta pesquisa, cuja coleta de dados se deu através de um questionário online, anônimo, aplicado aos docentes, onde investiga-se: o perfil dos docentes (idade, gênero, disciplina que leciona, experiência docente, etc.); os aprendizados docentes através da participação no espaço; os desafios enfrentados por eles; como veem a participação de outros docentes; e a respeito da participação dos estudantes: sobre o comportamento dos estudantes e da turma, relacionado ao Conselho Participativo, e a respeito da avaliação que os estudantes fazem dos docentes no espaço; por fim, sobre a metodologia do espaço. Os principais resultados da pesquisa indicam que o Conselho Participativo é um espaço de avaliação formativa, em que não apenas os estudantes aprendem, mas os docentes também, especialmente a ouvir os estudantes, e também a se relacionar melhor com eles; das dificuldades enfrentadas pelos docentes do espaço, a pesquisa não conseguiu confirmar as hipóteses nem identificar desafios específicos enfrentados pelos profissionais e não houve sugestão de alteração da metodologiaThis research is developed from the experiences of Participatory Class Councils held at Colégio de Aplicação at the Federal University of Santa Catarina, which is a space for collective assessment of the school environment whose main characteristic is the participation of students, with all the teachers of the class and school technical professionals. First, a literature review on school councils is presented, followed by the context in which the research is developed, in this case, a federal educational institution and its practices of Participatory Class Councils. Subsequently, teachers’ assessment policies are discussed, as well as the process of their assessment by their students and by the institution. Then, data collection takes place through an online, anonymous questionnaire responded by the teachers, which investigates: their profile (age, gender, subject taught, teaching experience, etc.); their learning outcomes and challenges from taking part in this type of council; their assessment of peers in such context; as well as teacher's perceptions of students' participation: their behavior toward the Participatory Council, and the student's evaluation of the teachers; finally, their assessment of the methodology of the council. The main results of the research indicates that the Participatory Class Council is a space for formative assessment, in which not only students learn, but teachers do too. Especially, teachers learn to listen to students, but also to relate better to them; regarding the difficulties faced by the professors, the research was not able to confirm the hypotheses, nor identify specific challenges faced by these professionals.
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Curso de Ciências Sociais.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/230416
Date: 2021-10-01


Files in this item

Files Size Format View Description
TCC versão final - Heloísa Hackenhaar.pdf 586.0Kb PDF View/Open TCC

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar