dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Oliveira, Amurabi |
|
dc.contributor.author |
Hackenhaar, Heloísa Junges |
|
dc.date.accessioned |
2021-12-14T11:03:33Z |
|
dc.date.available |
2021-12-14T11:03:33Z |
|
dc.date.issued |
2021-10-01 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/230416 |
|
dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Curso de Ciências Sociais. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este trabalho desenvolve-se a partir das experiências dos Conselhos Participativos realizados
no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina, sendo este um espaço de
avaliação coletiva do ambiente escolar que tem como principal característica a participação
dos estudantes, juntamente com todos os docentes da turma e profissionais técnicos.
Primeiramente, uma revisão bibliográfica a respeito dos conselhos escolares é apresentado,
em seguida, o contexto em que o trabalho se desenvolve, no caso, a instituição federal de
ensino e suas práticas de Conselhos. Posteriormente, discute-se as políticas de avaliação
docente, a avaliação realizada pelos estudantes dos docentes, assim como aquelas realizadas
pela instituição. Depois, são apresentados os resultados desta pesquisa, cuja coleta de dados se
deu através de um questionário online, anônimo, aplicado aos docentes, onde investiga-se: o
perfil dos docentes (idade, gênero, disciplina que leciona, experiência docente, etc.); os
aprendizados docentes através da participação no espaço; os desafios enfrentados por eles;
como veem a participação de outros docentes; e a respeito da participação dos estudantes:
sobre o comportamento dos estudantes e da turma, relacionado ao Conselho Participativo, e a
respeito da avaliação que os estudantes fazem dos docentes no espaço; por fim, sobre a
metodologia do espaço. Os principais resultados da pesquisa indicam que o Conselho
Participativo é um espaço de avaliação formativa, em que não apenas os estudantes aprendem,
mas os docentes também, especialmente a ouvir os estudantes, e também a se relacionar
melhor com eles; das dificuldades enfrentadas pelos docentes do espaço, a pesquisa não
conseguiu confirmar as hipóteses nem identificar desafios específicos enfrentados pelos
profissionais e não houve sugestão de alteração da metodologia |
pt_BR |
dc.description.abstract |
This research is developed from the experiences of Participatory Class Councils held at
Colégio de Aplicação at the Federal University of Santa Catarina, which is a space for
collective assessment of the school environment whose main characteristic is the participation
of students, with all the teachers of the class and school technical professionals. First, a
literature review on school councils is presented, followed by the context in which the
research is developed, in this case, a federal educational institution and its practices of
Participatory Class Councils. Subsequently, teachers’ assessment policies are discussed, as
well as the process of their assessment by their students and by the institution. Then, data
collection takes place through an online, anonymous questionnaire responded by the teachers,
which investigates: their profile (age, gender, subject taught, teaching experience, etc.); their
learning outcomes and challenges from taking part in this type of council; their assessment of
peers in such context; as well as teacher's perceptions of students' participation: their behavior
toward the Participatory Council, and the student's evaluation of the teachers; finally, their
assessment of the methodology of the council. The main results of the research indicates that
the Participatory Class Council is a space for formative assessment, in which not only
students learn, but teachers do too. Especially, teachers learn to listen to students, but also to relate better to them; regarding the difficulties faced by the professors, the research was not
able to confirm the hypotheses, nor identify specific challenges faced by these professionals. |
pt_BR |
dc.format.extent |
68 |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
|
dc.subject |
Conselho Participativo |
pt_BR |
dc.subject |
Docentes |
pt_BR |
dc.subject |
Avaliação docente |
pt_BR |
dc.title |
Conselho participativo: quando os avaliadores são avaliados |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |