PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES E ALUNOS SOBRE A RELAÇÃO ENTRE O COMPROMETIMENTO ORGANIZACIONAL E OS RESULTADOS DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL

DSpace Repository

A- A A+

PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES E ALUNOS SOBRE A RELAÇÃO ENTRE O COMPROMETIMENTO ORGANIZACIONAL E OS RESULTADOS DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL

Show full item record

Title: PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES E ALUNOS SOBRE A RELAÇÃO ENTRE O COMPROMETIMENTO ORGANIZACIONAL E OS RESULTADOS DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
Author: LIZOTE, SUZETE ANTONIETA; MORAIS, MARISA LUCIANA SCHVABE DE
Abstract: Este trabalho tem como objetivo analisar a percepção dos professores e alunos sobre a relação entre o comprometimento organizacional e os resultados da avaliação institucional. Com abordagem quantitativa, seus objetivos foram descritivos e os procedimentos adotados foram levantamento e o estudo de caso. O instrumento de coleta de dados foi elaborado à luz do modelo de Meyer e Allen (1991), que aborda o comprometimento nas dimensões: afetiva; instrumental e normativa. Para o processamento dos dados, utilizou-se a Análise de Variância. Os resultados, em relação às avaliações dos acadêmicos, mostraram que os docentes com notas altas também são mais comprometidos afetivamente e normativamente, já os professores que receberam notas baixas tem a menor média na dimensão instrumental. Os docentes que se autoavaliaram com menor nota são mais comprometidos afetivamente e possuem baixo índice no normativo e instrumental. No tempo de serviço o afetivo se mantém estável nos primeiros anos e aumenta a partir do oitavo ano, já no instrumental ocorre o mesmo que no normativo, isto é, os profissionais com até um ano são mais comprometidos. O conhecimento destes relacionamentos pode contribuir significativamente para os coordenadores dos cursos em suas práticas gerenciais, ao possibilitar direcionar ações que estimulem o comprometimento dos docentes no desempenho das suas atividades.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/230175
Date: 2021-11-25


Files in this item

Files Size Format View
210014.pdf 781.6Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar