PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES E ALUNOS SOBRE A RELAÇÃO ENTRE O COMPROMETIMENTO ORGANIZACIONAL E OS RESULTADOS DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
Show simple item record
dc.contributor.author |
LIZOTE, SUZETE ANTONIETA |
|
dc.contributor.author |
MORAIS, MARISA LUCIANA SCHVABE DE |
|
dc.date.accessioned |
2021-12-02T18:42:37Z |
|
dc.date.available |
2021-12-02T18:42:37Z |
|
dc.date.issued |
2021-11-25 |
|
dc.identifier.isbn |
978-85-68618-08-0 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/230175 |
|
dc.description.abstract |
Este trabalho tem como objetivo analisar a percepção dos professores e alunos sobre a relação entre o comprometimento organizacional e os resultados da avaliação institucional. Com abordagem quantitativa, seus objetivos foram descritivos e os procedimentos adotados foram levantamento e o estudo de caso. O instrumento de coleta de dados foi elaborado à luz do modelo de Meyer e Allen (1991), que aborda o comprometimento nas dimensões: afetiva; instrumental e normativa. Para o processamento dos dados, utilizou-se a Análise de Variância. Os resultados, em relação às avaliações dos acadêmicos, mostraram que os docentes com notas altas também são mais comprometidos afetivamente e normativamente, já os professores que receberam notas baixas tem a menor média na dimensão instrumental. Os docentes que se autoavaliaram com menor nota são mais comprometidos afetivamente e possuem baixo índice no normativo e instrumental. No tempo de serviço o afetivo se mantém estável nos primeiros anos e aumenta a partir do oitavo ano, já no instrumental ocorre o mesmo que no normativo, isto é, os profissionais com até um ano são mais comprometidos. O conhecimento destes relacionamentos pode contribuir significativamente para os coordenadores dos cursos em suas práticas gerenciais, ao possibilitar direcionar ações que estimulem o comprometimento dos docentes no desempenho das suas atividades. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
INPEAU/UFSC |
pt_BR |
dc.title |
PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES E ALUNOS SOBRE A RELAÇÃO ENTRE O COMPROMETIMENTO ORGANIZACIONAL E OS RESULTADOS DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar