Conhecimento regional e universalidade no posicionamento de marcas gráficas da Serra Catarinense

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Conhecimento regional e universalidade no posicionamento de marcas gráficas da Serra Catarinense

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Title: Conhecimento regional e universalidade no posicionamento de marcas gráficas da Serra Catarinense
Author: Bragagnolo, Stefania
Abstract: É descrito e simbolicamente referenciado neste estudo, a visualidade de marcas gráficas regionais, sejam de instituições ou empresas, as quais estão inseridas e atuam em localidades da Serra Catarinense. De modo particular, foram observadas as marcas da região serrana que está sob influência da cidade de Lages. Basicamente, as investigações e coletas ocorreram por meio de desenhos das marcas gráficas que configuram símbolos regionais ou universais. Classificou-se que ?marcas regionais? são elementos e aspectos simbólico-identitários significativos de uma região que, geopoliticamente, pode ser indicada como: localidade, cidade, estado ou país. Por sua vez, as representações das ?marcas universais? não estão diretamente associadas com elementos ou aspectos de um lócus específico. O objetivo principal deste estudo é identificar a relação simbólica entre os aspectos e elementos figurativos ou de outros atributos visuais de marcas gráficas de organizações regionais, empresas ou instituições, tendo como definições basilares as características de representações regionais ou universais. Portanto, a pesquisa realizada engloba a abordagem qualitativa e exploratória-descritiva que, tradicionalmente, visa elaborar a apresentação de ideias que norteiem estudos mais sistemáticos e abrangentes. Os resultados alcançados assinalam respostas para o conhecimento das marcas avaliadas, como representações simbólicas regionais ou universais, incluindo casos de redesenho e relações estabelecidas entre a visualidade gráfica e aspectos do contexto cultural, sócio histórico e econômico-financeiro da localidade. Os aspectos histórico-culturais e econômicos pertinentes ao estudo das marcas gráficas regionais são relacionados à percepção de uma crise continuada de identidade regional, ao encerramento do ciclo econômico madeireiro e à redefinição dos posicionamentos das marcas, que é expressa nas produções gráficas. Observou-se dinâmicas de reposicionamento interessante tanto de instituições como de negócios em sentidos opostos. Isso porque, existem marcas gráficas cujo desenho chegou a ser alterado com a inserção de elementos e aspectos simbólico-regionais. Contudo, no desenho das marcas gráficas de outras organizações foram excluídos os símbolos regionais, indicando visualmente seus posicionamentos como representações universais.Abstract: It is described and symbolically referenced in this study, the visuality to regional graphic brands, whether of institutions or companies, which are inserted and operate in locations by Serra Catarinense. In particular, the brands from mountain region that is under the influence Lages city were observed. Basically, the investigations and collections took place through drawings of graphic brands that configure regional or universal symbols. It was classified that ?regional brands? are elements and symbolic-identity meaningfull aspects from a region that, geopolitically, could be indicated as: locality, city, state or country. In turn, the representations of ?universal brands? are not directly associated with elements or aspects of a specific locus. The main objective of this study is to identify the symbolic relationship between figurative aspects and elements or other visual attributes of graphic brands from regional organizations, companies or institutions, having as basic definitions the regional characteristics or universal representations. Therefore, the research carried out encompasses a qualitative and exploratory-descriptive approach that traditionally aims to develop the presentation of ideas that guide more systematic and comprehensive studies. The results achieved indicate responses to the knowledge of the brands evaluated, such as regional or universal symbolic representations, including cases of redesign and relations established between the graphic visuality and aspects of the cultural, socio-historical and economic-financial context from location. The historical-cultural and economic aspects relevant to the regional study graphic brands are related to the perception of a continued crisis of regional identity, the end of the lumber economic cycle and the redefinition of brand positioning, which is expressed in graphic productions. Interesting repositioning dynamics of both institutions and businesses in opposite directions were observed. This is because there are graphic brands whose design was altered with the insertion of regional-symbolic elements and aspects. However, in the design of graphic brands of other organizations, regional symbols were excluded, visually indicating their positions as universal representations.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2021.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/229828
Date: 2021


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