O desenvolvimento de competências digitais de profissionais do audiovisual

DSpace Repository

A- A A+

O desenvolvimento de competências digitais de profissionais do audiovisual

Show full item record

Title: O desenvolvimento de competências digitais de profissionais do audiovisual
Author: Cândido, Gabriela da Silva
Abstract: Os avanços tecnológicos, a maior facilidade de acesso às tecnologias e as mudanças de rotina drásticas causadas pela COVID-19, têm tornado o termo sobre transformação digital cada vez mais relevante em diversas áreas da sociedade. Dentro desse cenário, é possível observar o crescimento da criação de conteúdo usando tecnologias digitais, com intuito de melhorar a busca e compartilhamento de informações, o esclarecimento de dúvidas e a interação e comunicação com outras pessoas. Os avanços tecnológicos não apenas tornaram mais fácil a comunicação entre as pessoas, mas também tornaram a produção de vídeos mais acessível e necessária em vários segmentos da sociedade. Mais e mais organizações, pequenas e grandes empresas, profissionais autônomos e até educadores estão adotando o vídeo como um meio de se envolver e se conectar com seu público. No entanto, a produção audiovisual para o meio digital não é uma tarefa simples: com as novas mídias, diferentes formatos, maior alcance a diferentes públicos, enormes quantidades de ferramentas e plugins no mercado, o profissional da área precisa estar antenado em todas as etapas de uma produção de conteúdo para web e saber elaborar estratégias de produção em relação às mídias digitais. Ao longo deste estudo, foi possível observar uma lacuna na literatura que relacionasse as competências digitais com as competências necessárias para os profissionais do audiovisual poderem produzir e trabalhar com as novas mídias digitais. Dessa forma, essa dissertação tem como objetivo verificar a influência da transformação digital em relação às competências digitais no perfil atual de produtores do audiovisual. Para alcançar esse objetivo realizou-se uma jornada científica exploratória empregando as técnicas de revisão estruturada da literatura, mineração de dados da de um site de rede social profissional (LinkedIn) e análise de conteúdo sobre produção audiovisual. Como resultado deste trabalho, foi possível identificar mídias e ferramentas de trabalho desse profissional, sendo inclusive possível categorizar as competências audiovisuais identificadas na mineração de acordo com as descritas na literatura, a fim de demonstrar a importância dessa profissão para a transformação digital. Para trabalhos futuros, como continuidade desta pesquisa, recomenda-se realizar um estudo de caso com profissionais do audiovisual de um setor específico, como o educacional, e fazer um mapeamento de cursos on-line com temas relacionados à produção de vídeos para web.Abstract: Technological advances, greater ease of access to technologies and drastic routine changes caused by COVID-19 have made the term on digital transformation increasingly relevant in various areas of society. Within this scenario, it is possible to observe the growth of content creation using digital technologies, in order to improve the search and sharing of information, the clarification of doubts and the interaction and communication with other people. Technological advances have not only made it easier for people to communicate, but they have also made video production more accessible and necessary in various segments of society. More and more organizations, small and large companies, self-employed professionals and even educators are embracing video as a means to engage and connect with their audiences. However, audiovisual production for the digital medium is not a simple task: with new media, different formats, greater reach to different audiences, huge amounts of tools and plugins on the market, the professional in the area needs to be tuned in at all stages of a content production for the web and knowing how to elaborate production strategies in relation to digital media. Throughout this study, it was possible to observe a gap in the literature that related digital competences with the competences necessary for audiovisual professionals to be able to produce and work with new digital media. Thus, this dissertation aims to verify the influence of digital transformation in relation to digital skills in the current profile of audiovisual producers. To achieve this objective, an exploratory scientific journey was carried out using the techniques of structured literature review, data mining from a professional social networking site (LinkedIn) and content analysis on audiovisual production. As a result of this work, it was possible to identify media and work tools for this professional, and it was even possible to categorize the audiovisual skills identified in mining according to those described in the literature, in order to demonstrate the importance of this profession for the digital transformation. For future work, as a continuation of this research, it is recommended to carry out a case study with audiovisual professionals from a specific sector, such as education, and to map on-line courses with themes related to the production of videos for the web.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2021.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/229776
Date: 2021


Files in this item

Files Size Format View
PEGC0699-D.pdf 3.756Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar