Currículo de Libras em análise: possibilidades de implementação nos anos iniciais do ensino fundamental

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Currículo de Libras em análise: possibilidades de implementação nos anos iniciais do ensino fundamental

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dc.contributor.author VALSECHI, Geisielen Santana
dc.date.accessioned 2021-11-06T03:08:08Z
dc.date.available 2021-11-06T03:08:08Z
dc.date.issued 2021
dc.identifier.citation VALSECHI, Geisielen Santana. Currículo de Libras em análise: Possibilidades de implementação nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. 2021. 196 f. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Estadual de Santa Catarina, Florianópolis, 2021. Orientador: Dr. Lourival José Martins Filho. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/229667
dc.description.abstract Nesta tese explora-se o fato de que a maioria das escolas brasileiras, públicas ou privadas não possuem oficialmente em seus currículos o ensino da Libras/L2 para as crianças ouvintes. Algumas escolas possuem projetos experimentais de ensino da Libras para os anos finais do EF e EM, mas nenhuma relação com os Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Dessa forma o objetivo geral deste trabalho é analisar o processo de implantação do ensino de Libras nos anos iniciais do ensino fundamental, por meio da experiência do Colégio de Aplicação/UFSC, com a perspectiva da importância da criação da disciplina de Libras como L2 em todo o país. Assim as crianças terão acesso a uma nova língua, sendo facilitado o seu aprendizado por ser oferecido em idade adequada de aquisição. A pesquisa demonstrada aqui iniciou pela análise do processo de implantação do ensino de Libras no Colégio de Aplicação/UFSC, espaço que hoje inclui a disciplina desde 2015, com atuação de professores Surdos. Descreve-se o percurso de implantação e a disponibilização, além da análise da disciplina, na perspectiva dos alunos de 1 à 5 ano, público envolvidos nesta investigação. Também se reflete sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica com foco para o ensino de Libras nos Anos Iniciais, sendo que existe a problemática da falta de formação para estes contextos. Outra reflexão envolve o bullying que ocorre nos contextos inclusivos com surdos, frente ao não conhecimento desta realidade, fato este que pode ser consideravelmente diminuído com a conscientização que a disciplina trará. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, exploratória, descritiva e interpretativa realizadas com entrevistas semiestruturadas e a participação de alunos e seus responsáveis, todas elas utilizadas como base para a escrita. Por fim, em relação ao currículo nacional percebe-se que o ensino de Libras/L2 nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental ainda é ausente. Logo esta tese justifica-se por ajudar a evolução da caminhada da educação no Brasil, principalmente relativa as políticas linguísticas e a implementação dos currículos de Libras/L2 a fim de que se torne uma realidade colocada em prática. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher UDESC pt_BR
dc.subject Currículo pt_BR
dc.subject Formação em Libras pt_BR
dc.subject Ensino de Libras/L2 pt_BR
dc.subject Anos iniciais pt_BR
dc.title Currículo de Libras em análise: possibilidades de implementação nos anos iniciais do ensino fundamental pt_BR
dc.type Thesis pt_BR


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VALSECHI Geisielen Santana (2021) Tese UDESC.pdf 2.532Mb PDF Visualizar/Abrir

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