Tecnologia da Arquitetura e os Jogos de Aprendizagem
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dc.contributor.author |
Baranczuk, Rafaella |
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dc.contributor.author |
Jacobi, Luana Cardoso |
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dc.contributor.author |
Lima, Fabíolla Xavier Rocha Ferreira |
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dc.date.accessioned |
2021-10-15T23:16:26Z |
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dc.date.available |
2021-10-15T23:16:26Z |
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dc.date.issued |
2020-05 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/229422 |
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dc.description.abstract |
Este artigo abrange estudo e análise sobre a utilização de jogos didáticos como recurso motivador e
de aprendizagem nas disciplinas de tecnologia da arquitetura, com alunos do 1º ano de Arquitetura e
Urbanismo da UFPR, disciplinas Materiais de Construção I e II. O objetivo geral é desenvolver o
pensamento científico e à iniciação à pesquisa de estudantes de graduação do curso, além de
implementar e oferecer aos docentes novas ferramentas para o ensino em salas de aula. Além disso,
analisar a influência de jogos em sala de aula como reforço ao aprendizado, com verificação
qualitativa dos métodos. A metodologia foi desenvolvida pelos alunos, monitores e bolsistas de
iniciação científica, desde a confecção e montagem até a aplicação prática, com registros e análises.
O estudo contribuiu consideravelmente à iniciação científica dos alunos de graduação, melhorou o
aproveitamento do conteúdo ministrado, traduzidos em interesse pelo assunto e resultados finais,
enquanto foram incluídas e consolidadas inovadoras ferramentas para práticas de ensino. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
This paper covers study and analysis on the use of educational games as a motivational and learning
resource in the disciplines of architecture technology, with students from the 1st year of Architecture and Urbanism at UFPR, in the disciplines of Construction Materials I and II. The general objective
is to develop scientific thinking and research initiation for undergraduate students of the course, in
addition to implementing and offering teachers new tools for teaching in classrooms. In addition, to
analyze the influence of games in the classroom as a reinforcement to learning, with qualitative
verification of the methods. The methodology was developed by students, monitors and scholarship
holders, from preparation and assembly to practical application, with records and analysis. The
study contributed considerably to the undergraduate students' scientific initiation, improved the use
of the contente taught, translated into interest in the subject and final results, while innovative tools
for teaching practices were included and consolidated. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.subject |
Tecnologia da Arquitetura |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Material Didático |
pt_BR |
dc.subject |
Jogos |
pt_BR |
dc.title |
Tecnologia da Arquitetura e os Jogos de Aprendizagem |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Architecture Technology and Learning Games |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |
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ENSUS 2020 - VIII Encontro de Sustentabilidade em Projeto [148]
O VIII Encontro de Sustentabilidade em Projeto – ENSUS 2020, foi realizado de 12 a 14 de Maio de 2020, na Universidade do Sul de Santa Catarina. O ENSUS reúne professores, técnicos, alunos e comunidade que buscam pela sustentabilidade integrada aos projetos e ao desenvolvimento de novos produtos, nas áreas de Arquitetura, Engenharia e Design. Em 2020 ocorreu a 8ª edição do encontro na UNISUL – UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA, apresentando uma diversificada programação que envolve renomados palestrantes, mesas-redondas, apresentação de artigos e apresentações de pôsteres. Exclusivamente nesta edição, em função da pandemia COVID-19, o evento foi realizado online.
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