CERES –Centro de Estudos Regenerativos e Sustentabilidade: um projeto que promove a educação ambiental
Show simple item record
dc.contributor.author |
Baptista, Daniela Tatsch |
|
dc.contributor.author |
Sattler, Miguel Aloysio |
|
dc.contributor.author |
Silva, Alline Gomes Lamenha e |
|
dc.contributor.author |
Souza, Guilherme Almeida |
|
dc.contributor.author |
Stein, Márcia de Morais |
|
dc.date.accessioned |
2021-10-15T22:16:09Z |
|
dc.date.available |
2021-10-15T22:16:09Z |
|
dc.date.issued |
2020-05 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/229406 |
|
dc.description.abstract |
Ao questionarmos as convencionais tecnologias de construção civil e infraestrutura, presentes nas
cidades brasileiras, que contribuem consideravelmente com a geração dos impactos ambientais do
planeta, descobrimos uma diversidade de possibilidades alternativas que podem suprir as demandas
humanas, preservando os recursos naturais de modo significativo. Este artigo apresenta uma proposta
sistêmica para o projeto de uma edificação, sua infraestrutura e seu entorno, de modo a propor
diferentes técnicas, sistemas e materiais na busca por soluções inovadoras de baixo custo e impacto
ambiental. Como resultado deste processo, é esperado que o local construído possa disseminar as
informações praticadas nas fases de projeto, implementação e manutenção, a fim de promover
educação ambiental e a regeneração do ecossistema local. O CERES objetiva a valorização do meio
natural e a popularização de meios de construção e demais pontos abrangidos por um lugar para
habitar, através de conceitos permaculturais e sustentáveis, que podem ser conhecidos na prática,
através da visitação de pessoas e pela contínua experimentação. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
When we question the conventional technologies of civil construction and infrastructure, present in
Brazilian cities, which contribute considerably to the generation of environmental impacts on the
planet, we discover a diversity of alternative possibilities that can supply human demands, preserving
natural resources in a significant way. This article presents a systemic proposal for the design of a
building, its infrastructure and its surroundings, in order to propose different techniques, systems
and materials in the search for innovative solutions of low cost and environmental impact. As a result
of this process, it is expected that the built site will be able to disseminate the information practiced
in the design, implementation and maintenance phases, in order to promote environmental education
and the regeneration of the local ecosystem. CERES aims at valuing the natural environment and
popularizing construction means, besides other topics found in a place to live, through permacultural
and sustainable concepts, which can be known in practice, by visitors and the continuing
experimentation. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.subject |
Arquitetura Sustentável |
pt_BR |
dc.subject |
Bioclimática |
pt_BR |
dc.subject |
Educação Ambiental |
pt_BR |
dc.subject |
Tratamento de Efluentes |
pt_BR |
dc.title |
CERES –Centro de Estudos Regenerativos e Sustentabilidade: um projeto que promove a educação ambiental |
pt_BR |
dc.title.alternative |
CERES –Center for Regenerative and Sustainable Studies: a project that promotes environmental education |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
-
ENSUS 2020 - VIII Encontro de Sustentabilidade em Projeto [148]
O VIII Encontro de Sustentabilidade em Projeto – ENSUS 2020, foi realizado de 12 a 14 de Maio de 2020, na Universidade do Sul de Santa Catarina. O ENSUS reúne professores, técnicos, alunos e comunidade que buscam pela sustentabilidade integrada aos projetos e ao desenvolvimento de novos produtos, nas áreas de Arquitetura, Engenharia e Design. Em 2020 ocorreu a 8ª edição do encontro na UNISUL – UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA, apresentando uma diversificada programação que envolve renomados palestrantes, mesas-redondas, apresentação de artigos e apresentações de pôsteres. Exclusivamente nesta edição, em função da pandemia COVID-19, o evento foi realizado online.
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar