Imaginação e liberdade: produção narrativa no fenômeno Tormenta RPG

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Imaginação e liberdade: produção narrativa no fenômeno Tormenta RPG

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.advisor Girardello, Gilka
dc.contributor.author Ferreira, Viviane Lima
dc.date.accessioned 2021-10-14T19:31:58Z
dc.date.available 2021-10-14T19:31:58Z
dc.date.issued 2021
dc.identifier.other 373177
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/229306
dc.description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2021.
dc.description.abstract O presente trabalho investigou, no cenário Tormenta RPG, formas de incentivar a produção narrativa na educação. Para isso, reconheceu-se que os mundos imaginários dos jogos são paracosmos (MACKEITH), ou seja, modelos paralelos de realidade, povoados de patrimônios imateriais da humanidade. O objetivo desta pesquisa foi o de refletir sobre a imaginação e a liberdade nos processos de autoria narrativa do fenômeno Tormenta, em busca de contribuições para práticas de letramento na educação atual. Compreendendo-se que a imaginação contemporânea é paródica, reproduzindo constantemente a si mesma em jogos de linguagem (KEARNEY), sugere-se que um caminho para a educação seria promover a ?imaginação dinâmica? (BACHELARD), a qual implica a liberdade de recriar e reorganizar os símbolos. Essa dimensão prevê o Letramento como um processo de conscientização via leitura e escritura. Para alcançar o objetivo geral, pressupôs-se que os RPG (jogos de representação de papéis) produzam narrativas hipertextuais ? no sentido de textos formados por blocos (LEÃO) e da transfusão das obras literárias entre si (GENETTE) ?, e que, por isso, possam ser reconhecidas como multiletramentos. Trata-se, desta forma, de uma pesquisa qualitativa, inspirada na abordagem fenomenológica. Utilizou-se como método o ciclo da pedagogia dos multiletramentos (COPE, KALANTZIS), o qual implica experienciar, conceitualizar, analisar e aplicar esse tipo de produção narrativa. A criação de ficção de fantasia, derivada das imagens do contexto do cenário, foi vivenciada pela pesquisadora e relatada em diário de campo, tendo sido também observado o fenômeno nas redes sociais. O corpus analisado consistiu, igualmente, em um conjunto de narrativas hipertextuais, produzidas na forma de sagas fantásticas, e em materiais utilizados para a divulgação de conteúdo publicado nas revistas e nos podcasts Dragão Brasil (2016-2020). A partir da imersão em Tormenta, foi conduzida uma descrição abrangente das produções do cenário e, posteriormente, uma análise teórica de algumas de suas dimensões imaginativas, destacando seus potenciais para uma educação libertadora. A reflexão apoiou-se, também, na perspectiva crítica dos estudos de letramento, delimitando desafios ao uso desses jogos para a educação. Constatou-se um trânsito frequente entre o imaginário de diferentes mídias e o do jogo, que é utilizado para ampliar a compreensão de artefatos, personagens e cenas, para homenagear mitos pessoais ou para facilitar a imersão nas narrativas, constituindo brinquedos imaginários. O trabalho concluiu que as imagens das produções narrativas contemporâneas provêm dos variados repertórios culturais dos criadores, que são mobilizados ?reciclando? suas imagens e buscando transformar a cultura presente no contexto dos jogos. Dessa maneira, quando o RPG é trazido para a educação, deve ser redesenhado a fim de explorar alteridades possíveis na ?brincadeira de papéis? (role play), sensibilizando os jogadores a se colocarem no lugar do outro.
dc.description.abstract Abstract: This dissertation investigated ways of promoting narrative in education within the scenario Tormenta RPG, by recognizing imaginary worlds in games as paracosms (MACKEITH), that is, as parallel models of reality, composed of immaterial heritage of humankind. The objective of this research was to reflect on imagination and freedom in processes of narrative authorship in the phenomenon Tormenta seeking to contribute to literacy practices in current education. Based on the assumption that contemporary imagination is parodic, constantly reproducing itself through language games (KEARNEY), this dissertation suggests that fostering ?dynamic imagination? (BACHELARD) could consist of a meaninful path for education, which involves freedom to recreate and reorganize symbols. Such dimension presupposes Literacy as a process of awareness by means of reading and writing. In order to achieve the general purpose, this investigation inferred that RPG (role playing games) produce hypertextual narratives ? texts formed by blocks (LEÃO) and interchanges of literary works among themselves (GENETTE) ? which could be recognized as multiliteracies. This research is, therefore, qualitative, inspired by a phenomenological approach. This study was based on the cycle of pedagogy of multiliteracies (COPE, KALANTZIS), an approach that involves experiencing, conceptualizing and analyzing narrative production in games. Processes of creation of fantasy fiction were experienced and reported in a field diary, besides observing the phenomena in social networks. In addition to Tormenta, the dissertation corpus consisted of a group of hypertextual narratives, produced as fantastic sagas, and of content published in the magazines and podcasts Dragão Brasil (2016-2020). Through an immersion in Tormenta, a comprehensive description of scenery production was conducted followed by a theoretical analysis of its imaginative dimensions, highlighting its potential for developing a liberating education. Moreover, this reflection relied on the critical approach to literacy studies, outlining challenges to the application of those games in education. It was remarkable a constant transit among the imaginary of different media and games, which broadens the understanding of artifacts, characters and scenes, pays tribute to personal myths and eases immersion in narratives, making up imaginary games as a result. According to this investigation, images in contemporary narrative productions derive from the various cultural repertoires of its creators, who ?recycle? images and seek to transform current culture during game performance. Therefore, when RPG is brought to education, it should be redesigned aiming at exploring possible otherness emerged from role play and making gamers put themselves in other?s shoes. en
dc.format.extent 248 p.| il.
dc.language.iso por
dc.subject.classification Educação
dc.subject.classification Jogos de fantasia
dc.subject.classification Imaginação
dc.title Imaginação e liberdade: produção narrativa no fenômeno Tormenta RPG
dc.type Tese (Doutorado)


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