Consultoria em design estratégico no meio digital para empresa de porte nacional do ramo de empreendedorismo: um estudo de caso sobre o uso de metodologias criativas alinhadas à análise de dados

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Consultoria em design estratégico no meio digital para empresa de porte nacional do ramo de empreendedorismo: um estudo de caso sobre o uso de metodologias criativas alinhadas à análise de dados

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Title: Consultoria em design estratégico no meio digital para empresa de porte nacional do ramo de empreendedorismo: um estudo de caso sobre o uso de metodologias criativas alinhadas à análise de dados
Author: Roveda, Eliza Böger
Abstract: Este PCC trata de uma consultoria em design estratégico realizada para uma empresa de porte nacional do ramo do empreendedorismo, no meio digital. A consultoria teve como desafios propostos (i) melhorar a experiência do usuário, (ii) aumentar as vendas dos três principais produtos da instituição-cliente e (iii) aprimorar a jornada de compra dos usuários para que encontrassem estes e outros produtos com mais facilidade. O objetivo concentrou-se em otimizar o processo da jornada de compra e design de conteúdo por meio da análise de dados, utilizando o design estratégico. Baseou-se no framework de Teixeira, Benedet e Pinto (2016) para criação de personas, assim como outras ferramentas metodológicas do design, como o design de conteúdo e a jornada de compra. Realizou-se uma imersão nas estratégias de design no meio digital do cliente, por uma pesquisa de método misto, possibilitando a idealização das personas e sua aferição e ajustes com base em dados. As personas, então, serviram de base para a aplicação no funil de vendas e na jornada de compra. Como resultado do projeto foi desenvolvido um plano estratégico-tático, mapas visuais das jornadas de compra, Landing Pages necessárias para a coleta de dados e a redação de e-mails direcionados às três personas.This academic work is based on a strategy design counseling made on digital platforms for a brazilian national company in the field of entrepreneurship. This counseling had challenges such as (i) improving user experience, (ii) increasing sales of the three main products the client/company offers and (iii) improving buyers journey so that they would find these products more easily. The objective of this work is to optimize the buyers journey process and content design via data analysis, through strategic design. The persona creation was based on the framework of Teixeira, Benedet and Pinto (2016). Other design methodological tools were used as well, such as content design and buyer journey. There was an immersion on the client’s design strategies on digital using mixed methods, allowing the idealization of personas and its measurement and adjustments based on data. The personas, then, were the basis for the sales funnel and buyer journey. As the project result, a tactical-strategic plan was developed, besides visual maps of the buyer journey, landing pages for data collection and writing e-mails for the three personas.
Description: PCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Comunicação e Expressão. Design.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/228211
Date: 2021-09-16


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