Agradecimentos de estudantes mães nos trabalhos de conclusão do curso de pedagogia: uma análise cultural sobre maternidade.

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Agradecimentos de estudantes mães nos trabalhos de conclusão do curso de pedagogia: uma análise cultural sobre maternidade.

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Título: Agradecimentos de estudantes mães nos trabalhos de conclusão do curso de pedagogia: uma análise cultural sobre maternidade.
Autor: Erquiaga, Adele Maria De Cesaro
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso teve por objetivo analisar de que modo a maternidade, enquanto um processo de significação social e cultural de gênero e de sexualidade, é narrada por estudantes mães nos textos de Agradecimento dos Trabalhos de Conclusão do Curso de Pedagogia da UFSC, entre 2015 e 2018. O estudo é parte de uma pesquisa maior já concluída, que analisou repertórios culturais de gênero e outros marcadores sociais nos materiais acima referidos. Nas pesquisas, o gênero textual Agradecimentos foi entendido como uma prática cultural e acadêmica, cujo caráter autoral dos discursos de gratidão possibilitam pensar tanto nas condições que possibilitam sentir e expressar esta gratidão, principalmente do recorte escolhido para este trabalho, que privilegia as narrativas das estudantes mães destinadas aos seus filhos, filhas, cônjuges e/ou companheiros. Para tal, inicialmente, foi realizada uma revisão bibliográfica a fim de contextualizar historicamente a trajetória das mulheres e sua relação com os ideais maternos socialmente estabelecidos, bem como as conquistas femininas na esfera pública, no ambiente universitário e as dificuldades em conciliar as demandas domésticas e acadêmicas. A partir do mapeamento da pesquisa maior, foram encontrados 46 Agradecimentos de estudantes que se identificaram enquanto mães, nos quais foi possível observar as principais recorrências nesses discursos, as quais possibilitaram tecer focos de análise, a saber: 1) A família, por meio da gratidão endereçada aos filhos, filhas, cônjuges e companheiros; 2) Idealização materna: Nasce uma mãe, nasce uma culpa; 3) Foi por vocês e para vocês, em que filhos e filhas são narrados/as como motivadores/as; 4) Gratidão à rede de apoio. A partir das análises culturais foram observados atravessamentos de discursos hegemônicos de maternidade e família e as estratégias individuais encontradas para contornar as dificuldades, permitindo discussões acerca de possíveis garantias de acesso e permanência às mães universitárias.
Descrição: TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/228190
Data: 2020-12-14


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