Geografia da localização de startups de base tecnológica no Brasil: Um estudo dos dados da Associação Brasileira de Startups.

DSpace Repository

A- A A+

Geografia da localização de startups de base tecnológica no Brasil: Um estudo dos dados da Associação Brasileira de Startups.

Show full item record

Title: Geografia da localização de startups de base tecnológica no Brasil: Um estudo dos dados da Associação Brasileira de Startups.
Author: Fachinelli, Lilian Aparecida
Abstract: A geografia da inovação dá importância fundamental ao território quando estuda as relações da localização geográfica das empresas e sua relação com outros fatores econômicos presentes no mesmo território, como o seu conteúdo e as interrelações entre os diversos agentes que agem sobre ele e que influenciam as organizações nos seus processos de mudança tecnológica. O objetivo deste trabalho foi identificar, sob o ponto de vista da geografia da inovação, quais são os principais fatores que levam as startups de base tecnológica a escolherem onde se localizar. Os procedimentos técnicos utilizados no estudo foram a pesquisa bibliográfica e o levantamento documental, neste, utilizados dados disponibilizados pela Associação Brasileira de Startups (ABStartups), da plataforma Sucupira e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em adição, trata-se de uma pesquisa exploratória, de abordagem qualitativa. A pesquisa demonstrou que entre os fatores que contribuem para a localização das startups de base tecnológica, no Brasil, está a concepção do meio inovador, que envolve fatores como a proximidade com centros universitários, maior número de profissionais formados, maior disponibilização de mão-de-obra, maior proximidade com centros urbanos. Na pesquisa, as regiões Sudeste e Sul do Brasil são as que, atualmente, mais comportam as startups de base tecnológica.The geography of innovation gives fundamental importance to the territory when studies the relations of the geographical location of companies and their relationship with other economic factors present in the same territory, such as their content and the interrelations between the various agents who act on it and who influence the organizations in their processes of technological change. The objective of this work was to identify, from the point of view of the geography of innovation, which are the main factors that lead the technological base startups to choose where to locate. The technical procedures used in the study were bibliographic research and documentary survey, in this, used data provided by the Brazilian Association of Startups (Abstartups) from the Sucupira Platform and the Brazilian Institute of Geography and Statistics (IBGE). In addition, it is exploratory research, a qualitative approach. The survey demonstrated that among the factors that contribute to the location of technological base startups in Brazil, is the conception of the innovative environment, which involves factors such as proximity to university and research centers, greater availability of specialized workforce, greater proximity to urban centers. In the survey, the Southeast and South Regions of Brazil are the ones currently more than the technological base startups.
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Sócio-Econômico. Economia.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/227910
Date: 2021-09-13


Files in this item

Files Size Format View Description
TCC_-_Versao_Fi ... AN_FACHINELLI_assinado.pdf 11.65Mb PDF View/Open TCC

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar