dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Catela, Eva Yamila da Silva |
|
dc.contributor.author |
Fachinelli, Lilian Aparecida |
|
dc.date.accessioned |
2021-09-17T13:11:04Z |
|
dc.date.available |
2021-09-17T13:11:04Z |
|
dc.date.issued |
2021-09-13 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/227910 |
|
dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Sócio-Econômico. Economia. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A geografia da inovação dá importância fundamental ao território quando estuda as relações
da localização geográfica das empresas e sua relação com outros fatores econômicos
presentes no mesmo território, como o seu conteúdo e as interrelações entre os diversos
agentes que agem sobre ele e que influenciam as organizações nos seus processos de mudança
tecnológica. O objetivo deste trabalho foi identificar, sob o ponto de vista da geografia da
inovação, quais são os principais fatores que levam as startups de base tecnológica a
escolherem onde se localizar. Os procedimentos técnicos utilizados no estudo foram a
pesquisa bibliográfica e o levantamento documental, neste, utilizados dados disponibilizados
pela Associação Brasileira de Startups (ABStartups), da plataforma Sucupira e do Instituto
Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em adição, trata-se de uma pesquisa
exploratória, de abordagem qualitativa. A pesquisa demonstrou que entre os fatores que
contribuem para a localização das startups de base tecnológica, no Brasil, está a concepção do
meio inovador, que envolve fatores como a proximidade com centros universitários, maior
número de profissionais formados, maior disponibilização de mão-de-obra, maior
proximidade com centros urbanos. Na pesquisa, as regiões Sudeste e Sul do Brasil são as que,
atualmente, mais comportam as startups de base tecnológica. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
The geography of innovation gives fundamental importance to the territory when studies the
relations of the geographical location of companies and their relationship with other economic
factors present in the same territory, such as their content and the interrelations between the
various agents who act on it and who influence the organizations in their processes of
technological change. The objective of this work was to identify, from the point of view of the
geography of innovation, which are the main factors that lead the technological base startups
to choose where to locate. The technical procedures used in the study were bibliographic
research and documentary survey, in this, used data provided by the Brazilian Association of
Startups (Abstartups) from the Sucupira Platform and the Brazilian Institute of Geography
and Statistics (IBGE). In addition, it is exploratory research, a qualitative approach. The
survey demonstrated that among the factors that contribute to the location of technological
base startups in Brazil, is the conception of the innovative environment, which involves
factors such as proximity to university and research centers, greater availability of specialized
workforce, greater proximity to urban centers. In the survey, the Southeast and South Regions
of Brazil are the ones currently more than the technological base startups. |
pt_BR |
dc.format.extent |
52 f. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
|
dc.subject |
Startups de Base Tecnológica. Geografia da Inovação. Geografia da localização de Startups no Brasil. |
pt_BR |
dc.title |
Geografia da localização de startups de base tecnológica no Brasil: Um estudo dos dados da Associação Brasileira de Startups. |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |