Uma discussão formal sobre frações na educação básica

DSpace Repository

A- A A+

Uma discussão formal sobre frações na educação básica

Show full item record

Title: Uma discussão formal sobre frações na educação básica
Author: Schmitt, Araujo, Maria Cláudia
Abstract: Este trabalho visa fazer uma discussão formal a respeito do ensino de frações no Ensino Fundamental ? Anos Finais. Para tanto, frações são precisamente definidas com a utilização de pressupostos geométricos. Além disso, resultados importantes relacionados a frações, bem como às suas quatro operações básicas são enunciados e derivados. Com base nestes argumentos, em conjunto com as habilidades de matemática propostas pela Base Nacional Comum Curricular, alguns livros didáticos de Matemática de 5º, 6º e 7º anos são analisados e apreciados. Finalmente, é proposta uma sequência didática para o ensino de frações no 6º ano que tem como base as reflexões levantadas nesta dissertação. A sequência proposta utiliza o Tangram, um quebra cabeça milenar Chinês.Abstract: This work aims to produce a formal discussion about the teaching of fractions in Brazilian Elementary School ? Final Years. The concept of fractions is precisely defined by means of geometric axioms. Moreover, important results related to fractions, as well as its four basic operation are stated and derived. Based on these arguments, in combination with mathematical skills proposed by the Base Nacional Comum Curricular, a few 5th, 6th and 7th grade Math textbooks are reviewed and appreciated. Finally, a didactic sequence for the teaching of fractions in the 6th grade is proposed, based on the questions raised in this dissertation. In this didactic sequence, we make use of the Tangram, an ancient Chinese puzzle.
Description: Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Blumenau, Programa de Pós-Graduação em Matemática, Blumenau, 2021.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/226982
Date: 2021


Files in this item

Files Size Format View
PMTM-B0007-D.pdf 2.455Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar