Title: | O ensino por competências e habilidades na BNCC: algumas orientações aos professores de Matemática dos anos finais |
Author: | Maestri, Nadir Boing |
Abstract: |
No processo de implementação da BNCC, muitos desafios estão postos. Esta pesquisa tem como objetivo maior trazer orientações aos professores de Matemática dos anos finais para auxiliá-los na superação desses desafios. Para melhor compreender sua essência, a pesquisa trata das convergências e mudanças trazidas pela Base em relação aos PCN, nos aspectos gerais da Educação e nos específicos da área de Matemática. Dado que a BNCC adota como princípio o ensino por competências e habilidades, tais conceitos são tratados de forma a não somente ampliar a compreensão conceitual, mas revela as implicações desse enfoque para a prática docente. Na sequência, discorre sobre o alinhamento de sequências didáticas ao desenvolvimento de competências, segundo o referencial de Antoni Zabala. Apresenta as características e etapas de elaboração das sequências didáticas por tipologia de conteúdo, descrevendo cada uma delas. Para exemplificar, relata todo o processo de elaboração de uma sequência didática para trabalhar uma habilidade proposta para o sétimo ano, destacando a atuação do professor no processo de aplicação da mesma. Da análise dos dados, emergem reflexões que determinam orientações com possibilidade de aprimorar a prática docente neste momento crucial do cenário educacional do país. Abstract: In the process of implementing the BNCC, many challenges are encountered. The objective of this research is to provide a guide to Mathematics teachers in the final years to overcome such challenges. To better understand its essence, the research deals with the convergences and changes brought by the Base in relation to the PCN, in general aspects of Education and in specific aspects of the Mathematics. Given that BNCC has, as a principle, teaching by competences and skills, such concepts are treated in a way that not only broadens the conceptual understanding, but reveals the implications of this approach for teaching. Then, it discusses the alignment of didactic sequences to the development of skills, according to Antoni Zabala, and presents the characteristics and stages of the elaboration of didactic sequences by type of content. To exemplify, it reports the entire process of developing a didactic sequence to work on a proposed skill for the seventh grade, highlighting the teacher's role in the process of applying it. From the data analysis some thoughts emerge, determining guidelines with the possibility of improving teaching practice at this crucial moment in the country's educational scenario. |
Description: | Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Blumenau, Programa de Pós-Graduação em Matemática, Blumenau, 2021. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/226940 |
Date: | 2021 |
Files | Size | Format | View |
---|---|---|---|
PMTM-B0004-D.pdf | 3.286Mb |
View/ |