Percepções sobre as competências digitais para os profissionais da área de Contabilidade: um estudo de caso

DSpace Repository

A- A A+

Percepções sobre as competências digitais para os profissionais da área de Contabilidade: um estudo de caso

Show full item record

Title: Percepções sobre as competências digitais para os profissionais da área de Contabilidade: um estudo de caso
Author: Bellato, Rita Lucia
Abstract: O processo da transformação digital trouxe grandes mudanças para todas as áreas de conhecimento da sociedade, sendo acelerado pela COVID-19. Com isso, o processo de ensino e aprendizagem também vem passando por compulsórias modificações e adaptações. O objetivo desta Dissertação é propor diretrizes sobre as principais competências digitais que os futuros profissionais do Curso de Ciências Contábeis devem adquirir para suas inserções no mercado de trabalho contemporâneo. Sob uma abordagem quali-quantitativa, foram utilizados os seguintes procedimentos metodológicos: análise documental do planejamento e diretrizes do curso; revisão integrativa de literatura dos artigos científicos indexados nas bases de dados Web of Science, Scopus e Scielo referente às competências digitais; questionário para identificar a percepção dos estudantes, dos titulados e reflexões em termos de competências digitais necessárias para os futuros profissionais de Ciências Contábeis; entrevista semiestruturada com o Coordenador do Curso de CCN/UFSC para descrever a sua percepção em termos de competências digitais em relação ao Curso. O contexto deste trabalho limita-se ao Curso de Ciências Contábeis da UFSC, na área de Contabilidade. Com base nas tecnologias, propõe-se que as competências digitais podem ser contempladas de forma ativa e enfática durante a formação dos estudantes, desde o ensino fundamental até o superior. Tanto o Coordenador de Curso como os estudantes e titulados acreditam que, no futuro, a educação será híbrida. Certamente, ajustes e modificações podem ser realizados a fim de adequar os cursos no entrosamento da teoria e prática e no quesito competências digitais, e melhor preparar os estudantes e futuros profissionais de Ciências Contábeis, habilitando-os ao exercício da profissão contábil para as organizações civis, industriais e públicas.Abstract: The digital transformation process brought great changes to all areas of knowledge in society, being accelerated by COVID-19. Thus, the teaching and learning process has also been undergoing mandatory modifications and adaptations. The goal of this Thesis is to propose guidelines on the main digital skills that future Accounting Sciences professionals should acquire for their insertion in the contemporary job market. Under a quali-quantitative approach, the following methodological procedures were used: documental analysis of the course's planning and guidelines; integrative literature review of scientific articles indexed in the Web of Science, Scopus and Scielo databases regarding digital competences; questionnaires to identify the perception of students, graduates and reflections in terms of digital skills needed by future professionals in Accounting; semi-structured interview with the CCN/UFSC Course Coordinator to describe their perception in terms of digital skills in relation to the Course. The context of this work is limited to the Accounting Course at UFSC, in the Accounting area. Based on technologies, it is proposed that digital skills can be actively and emphatically contemplated during the training of students, from elementary to higher education. Both the Course Coordinator and the students and graduates believe that, in the future, education system will be hybrid. Certainly, adjustments and modifications can be made in order to adapt the courses to the integration of theory and practice and in the issue of digital skills, and to better prepare students and future professionals in Accounting Sciences, enabling them to exercise the accounting profession for civil, industrial and public organizations.Outras Informacoes: Senhores, bom dia! Encaminho em anexo minha Dissertação de Mestrado assinada pelo Orientador e Coordenador do PPGEGC. Além disso, fui aprovada no processo seletivo do doutorado do Programa PPGEGC e por isso fiquei pressionada pelo tempo. Assim, como necessito fazer a matrícula a partir do dia 28/06/2021, por gentileza, peço agilizar os trâmites. Agradeço imensamente! Rita Lucia
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2021.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/226856
Date: 2021


Files in this item

Files Size Format View
PEGC0673-D.pdf 6.004Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar