Educação e Computação: Integração Mulࢢdisciplinar para a Superação de Desafios do Processo de Ensino-Aprendizagem
Author:
Carvalho, Gabriel Bernardes de
Abstract:
A taxa de reprovação em turmas de introdução à programação é de 33%, em média. No Brasil, esse número chega a 50%. Essa taxa é atribuída a diversos fatores, sejam eles fatores internos (aprender uma linguagem com regras sintáticas e léxicas, desenvolver o raciocínio lógico e a resolução de problemas) ou externos (falta de infraestrutura e alta carga de trabalho). Aliado a isso, no Brasil, apenas 10,3% dos jovens são falantes da língua inglesa, idioma fundamental para ler as mensagens de erros retornadas pelos compiladores/interpretadores.
Desde o início do ensino de computação, diversas pesquisas foram realizadas para encontrar formas de auxiliar os alunos no processo de aprendizagem. Uma das propostas é usar técnicas de feedback automático, que busca criar mensagens automáticas sobre os resultados dos alunos.
Um tipo de feedback automático é melhorar as mensagens de erro de compiladores. Elas são feitas para programadores e não são amigáveis para iniciantes, pois utilizam termos técnicos/jargões, vocabulário complexo, mensagens longas e com estruturas confusas.
O presente estudo busca melhorar as mensagens de compiladores através da melhoria da legibilidade das mensagens, apresentando-as em português e reduzindo a quantidade de jargões, vocabulário complexo e simplificando a estrutura destas.
Neste trabalho, utilizamos a linguagem Python junto ao módulo VPL, um plugin do Moodle.
Resultados preliminares, por meio de questionários, mostram que, apesar dos esforços, ainda é necessário reduzir a quantidade de jargões e o tamanho das mensagens. Entretanto, foi possível verificar que as mensagens auxiliaram os alunos, mesmo entre os falantes de língua inglesa.
Description:
Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica
Universidade Federal de Santa Catarina
Coordenadoria especial interdisciplinar em tecnologias da informação e comunicação / CIT/CTS/ARA
Engenharia da computação