Educação e Computação: Integração Mulࢢdisciplinar para a Superação de Desafios do Processo de Ensino-Aprendizagem
Show simple item record
dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Ramos, Vinicius Faria Culmant |
|
dc.contributor.author |
Carvalho, Gabriel Bernardes de |
|
dc.date.accessioned |
2021-08-22T02:01:21Z |
|
dc.date.available |
2021-08-22T02:01:21Z |
|
dc.date.issued |
2021-08-19 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/226145 |
|
dc.description |
Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica
Universidade Federal de Santa Catarina
Coordenadoria especial interdisciplinar em tecnologias da informação e comunicação / CIT/CTS/ARA
Engenharia da computação |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A taxa de reprovação em turmas de introdução à programação é de 33%, em média. No Brasil, esse número chega a 50%. Essa taxa é atribuída a diversos fatores, sejam eles fatores internos (aprender uma linguagem com regras sintáticas e léxicas, desenvolver o raciocínio lógico e a resolução de problemas) ou externos (falta de infraestrutura e alta carga de trabalho). Aliado a isso, no Brasil, apenas 10,3% dos jovens são falantes da língua inglesa, idioma fundamental para ler as mensagens de erros retornadas pelos compiladores/interpretadores.
Desde o início do ensino de computação, diversas pesquisas foram realizadas para encontrar formas de auxiliar os alunos no processo de aprendizagem. Uma das propostas é usar técnicas de feedback automático, que busca criar mensagens automáticas sobre os resultados dos alunos.
Um tipo de feedback automático é melhorar as mensagens de erro de compiladores. Elas são feitas para programadores e não são amigáveis para iniciantes, pois utilizam termos técnicos/jargões, vocabulário complexo, mensagens longas e com estruturas confusas.
O presente estudo busca melhorar as mensagens de compiladores através da melhoria da legibilidade das mensagens, apresentando-as em português e reduzindo a quantidade de jargões, vocabulário complexo e simplificando a estrutura destas.
Neste trabalho, utilizamos a linguagem Python junto ao módulo VPL, um plugin do Moodle.
Resultados preliminares, por meio de questionários, mostram que, apesar dos esforços, ainda é necessário reduzir a quantidade de jargões e o tamanho das mensagens. Entretanto, foi possível verificar que as mensagens auxiliaram os alunos, mesmo entre os falantes de língua inglesa. |
pt_BR |
dc.format.extent |
Resumo + Vídeo |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Araranguá, SC |
pt_BR |
dc.subject |
Moodle |
pt_BR |
dc.subject |
Virtual Programming Lab |
pt_BR |
dc.subject |
Mensagens de Erro de Compiladores |
pt_BR |
dc.subject |
Computer Science 1 |
pt_BR |
dc.subject |
Programação |
pt_BR |
dc.title |
Educação e Computação: Integração Mulࢢdisciplinar para a Superação de Desafios do Processo de Ensino-Aprendizagem |
pt_BR |
dc.type |
Video |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar