Educação e Computação: Integração Mulࢢdisciplinar para a Superação de Desafios do Processo de Ensino-Aprendizagem

DSpace Repository

A- A A+

Educação e Computação: Integração Mulࢢdisciplinar para a Superação de Desafios do Processo de Ensino-Aprendizagem

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Ramos, Vinicius Faria Culmant
dc.contributor.author Carvalho, Gabriel Bernardes de
dc.date.accessioned 2021-08-22T02:01:21Z
dc.date.available 2021-08-22T02:01:21Z
dc.date.issued 2021-08-19
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/226145
dc.description Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica Universidade Federal de Santa Catarina Coordenadoria especial interdisciplinar em tecnologias da informação e comunicação / CIT/CTS/ARA Engenharia da computação pt_BR
dc.description.abstract A taxa de reprovação em turmas de introdução à programação é de 33%, em média. No Brasil, esse número chega a 50%. Essa taxa é atribuída a diversos fatores, sejam eles fatores internos (aprender uma linguagem com regras sintáticas e léxicas, desenvolver o raciocínio lógico e a resolução de problemas) ou externos (falta de infraestrutura e alta carga de trabalho). Aliado a isso, no Brasil, apenas 10,3% dos jovens são falantes da língua inglesa, idioma fundamental para ler as mensagens de erros retornadas pelos compiladores/interpretadores. Desde o início do ensino de computação, diversas pesquisas foram realizadas para encontrar formas de auxiliar os alunos no processo de aprendizagem. Uma das propostas é usar técnicas de feedback automático, que busca criar mensagens automáticas sobre os resultados dos alunos. Um tipo de feedback automático é melhorar as mensagens de erro de compiladores. Elas são feitas para programadores e não são amigáveis para iniciantes, pois utilizam termos técnicos/jargões, vocabulário complexo, mensagens longas e com estruturas confusas. O presente estudo busca melhorar as mensagens de compiladores através da melhoria da legibilidade das mensagens, apresentando-as em português e reduzindo a quantidade de jargões, vocabulário complexo e simplificando a estrutura destas. Neste trabalho, utilizamos a linguagem Python junto ao módulo VPL, um plugin do Moodle. Resultados preliminares, por meio de questionários, mostram que, apesar dos esforços, ainda é necessário reduzir a quantidade de jargões e o tamanho das mensagens. Entretanto, foi possível verificar que as mensagens auxiliaram os alunos, mesmo entre os falantes de língua inglesa. pt_BR
dc.format.extent Resumo + Vídeo pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Araranguá, SC pt_BR
dc.subject Moodle pt_BR
dc.subject Virtual Programming Lab pt_BR
dc.subject Mensagens de Erro de Compiladores pt_BR
dc.subject Computer Science 1 pt_BR
dc.subject Programação pt_BR
dc.title Educação e Computação: Integração Mulࢢdisciplinar para a Superação de Desafios do Processo de Ensino-Aprendizagem pt_BR
dc.type Video pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
Relatório final - PIBIC.mp4 30.27Mb MPEG-4 video View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar