Performance measurement system, aprendizagem organizacional e criatividade: efeitos moderadores da intensidade competitiva
Author:
Silva, Evelise Souza da
Abstract:
Este estudo analisa os efeitos do uso diagnóstico e interativo do performance measurement system (PMS) na aprendizagem organizacional e na criatividade improvisada e composicional, considerando os efeitos moderadores da intensidade competitiva. Para tanto, uma survey foi realizada em EdTechs do ecossistema brasileiro e os dados analisados por meio da modelagem de equações estruturais com estimação por mínimos quadrados parciais (PLS-SEM). Os resultados revelam associação positiva do uso (diagnóstico e interativo) do PMS com a aprendizagem organizacional, e desta com a criatividade (improvisada e composicional). A aprendizagem organizacional medeia a relação do uso do PMS e criatividade composicional. Ainda, a intensidade competitiva modera positivamente a relação da aprendizagem organizacional e criatividade (improvisada e composicional). Deste modo, agrega-se novas evidências do uso do PMS em relação à aprendizagem organizacional, estende-se a discussão de aprendizagem organizacional para diferentes níveis de novidade na criatividade (improvisada e composicional) e contribui-se para o fluxo de estudos que exploram o papel moderador da intensidade competitiva. Além disso, são apresentados subsídios para os gestores de startups conduzirem suas atividades em busca da aprendizagem organizacional e criatividade dos funcionários.
Description:
Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica. Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Socioeconômico.