Thor: o ensino de ciências por meio do mundo do deus do trovão
Show full item record
Title:
|
Thor: o ensino de ciências por meio do mundo do deus do trovão |
Author:
|
Barros, Carlos Henrique
|
Abstract:
|
Neste trabalho tivemos o intuito de estudar o potencial de se ensinar ciências a alunos do ensino médio, a partir de uma oficina de caráter experimental temático sobre super heróis da Marvel. A pesquisa surgiu a partir de artigos referentes ao uso de HQs para o ensino de química e sobre a importância da experimentação para o ensino da Química. O trabalho busca ilustrar, não somente como temas lúdicos podem ser utilizados para a abordagem e o ensino de ciência, mas também sobre como podemos usar de conceitos químicos e físicos para explicar ou desmistificar a existência de algo. Por conta da pandemia, a oficina foi elaborada para ser aplicada no modo remoto, porém existe a possibilidade de sua aplicação de forma presencial, em ambientes de ensino não formais ou até mesmo em escola, uma vez que todos os experimentos realizados foram elaborados com material alternativo, de baixo custo e periculosidade controlada. A oficina foi aplicada com 17 alunos de duas escolas do ensino médio de Florianópolis. Foi possível perceber bom aproveitamento e entusiasmo dos estudantes em relação aos recursos utilizados. |
Description:
|
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Físicas e Matemáticas. Curso de Química Licenciatura. |
URI:
|
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/224915
|
Date:
|
2021-05-21 |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show full item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar