Thor: o ensino de ciências por meio do mundo do deus do trovão

DSpace Repository

A- A A+

Thor: o ensino de ciências por meio do mundo do deus do trovão

Show full item record

Title: Thor: o ensino de ciências por meio do mundo do deus do trovão
Author: Barros, Carlos Henrique
Abstract: Neste trabalho tivemos o intuito de estudar o potencial de se ensinar ciências a alunos do ensino médio, a partir de uma oficina de caráter experimental temático sobre super heróis da Marvel. A pesquisa surgiu a partir de artigos referentes ao uso de HQs para o ensino de química e sobre a importância da experimentação para o ensino da Química. O trabalho busca ilustrar, não somente como temas lúdicos podem ser utilizados para a abordagem e o ensino de ciência, mas também sobre como podemos usar de conceitos químicos e físicos para explicar ou desmistificar a existência de algo. Por conta da pandemia, a oficina foi elaborada para ser aplicada no modo remoto, porém existe a possibilidade de sua aplicação de forma presencial, em ambientes de ensino não formais ou até mesmo em escola, uma vez que todos os experimentos realizados foram elaborados com material alternativo, de baixo custo e periculosidade controlada. A oficina foi aplicada com 17 alunos de duas escolas do ensino médio de Florianópolis. Foi possível perceber bom aproveitamento e entusiasmo dos estudantes em relação aos recursos utilizados.
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Físicas e Matemáticas. Curso de Química Licenciatura.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/224915
Date: 2021-05-21


Files in this item

Files Size Format View
TCC.pdf 502.7Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar