Title: | Estratégias de crescimento empresarial: um estudo de caso da Ferramentaria JN |
Author: | Bonatti, Matheus Gilvani |
Abstract: |
O principal objetivo deste trabalho é analisar as estratégias de crescimento adotadas pela Ferramentaria JN, no período de 2000 até 2020, de modo a compreender as medidas que foram significativas para o seu crescimento. A Ferramentaria JN foi fundada em 1987, no município de Joinville, estado de Santa Catarina, e se consolidou na fabricação de moldes e matrizes para injeção de alumínio e plástico, além de fornecer peças de reposição para moldes e acompanhamento de try out. Para alcançar os objetivos deste trabalho, foram coletadas informações em livros, periódicos, dissertações, teses e websites. Além disso, foi necessária uma revisão do referencial teórico disponível para analisar o ambiente externo, de modo a compreender as variáveis que podem afetar o desempenho das empresas, além das estratégias de crescimento empresariais. Na sequência, foram caracterizados a indústria metalmecânica e o setor de ferramentarias, além de apresentar um panorama destes no mundo, no Brasil, em Santa Catarina e em Joinville, com informações obtidas dos últimos anos. Com o propósito de identificar as estratégias adotadas pela Ferramentaria JN, foram realizadas entrevistas com os sócios proprietários e funcionários. Os resultados mostram que a empresa fez esforços para reduzir seus custos, por meio da aquisição de máquinas mais ágeis, investimentos em novos processos, que reduziram o tempo de produção e projeto dos moldes, além da terceirização de algumas atividades relacionadas, ou não, ao processo produtivo. A estratégia de diferenciação permitiu à empresa produzir moldes mais pesados, com diversos mecanismos e sistemas de refrigeração, além de se diferenciar pelo prazo de entrega dos moldes e componentes, principalmente após a aquisição de máquinas, equipamentos maiores e softwares. Isso possibilitou também à JN produzir internamente todos os processos de usinagem e projeto de moldes. A empresa adotou a estratégia de diversificação ao encontrar um novo nicho de mercado, com a fabricação de moldes para injeção de alumínio e plástico. Já a estratégia de internacionalização permitiu à empresa obter ganhos de mercado com a exportação de moldes, por meio de um consórcio com outras ferramentarias situadas em Joinville. Além disso, foram apresentados os impactos da pandemia de COVID-19, que provocou uma queda na entrada de novos pedidos, e as medidas adotadas pela empresa para dar continuidade à sua produção, no ano de 2020. Ao final do trabalho, foi possível concluir que as estratégias utilizadas pela Ferramentaria JN foram fundamentais para dar sustentação ao seu crescimento, ao longo do período analisado. The main objective of this paper is to analyze the growth strategies adopted by Ferramentaria JN from 2000 to 2020, to understand the measures that were significant for its growth. Ferramentaria JN was founded in 1987 in the municipality of Joinville, State of Santa Catarina, and that has consolidated itself in the manufacture of molds and dies for injection of aluminum and plastic, in addition to providing spare parts for molds and monitoring of try out. To achieve the goals of this paper, information was collected from books, periodicals, dissertations, thesis and websites. In addition, it was necessary to review the theoretical framework available to analyze the external environment, to understand the variables that can affect the performance of companies, in addition to business growth strategies. Afterward, the metalworking industry and the tooling sector were highlighted, in addition to an overview of these in the world, in Brazil, in Santa Catarina, and Joinville, with information obtained from recent years. In order to identify the strategies adopted by Ferramentaria JN, interviews were conducted with the owners and employees. The results show that the company made efforts to reduce its costs, through the acquisition of more agile machines, investments in new processes, which reduced the production time and design of the molds, in addition to the outsourcing of some activities related, or not, to the productive process. The differentiation strategy allowed the company to produce heavier molds, with several refrigeration mechanisms and systems, in addition to differentiating itself by the delivery time of the molds and components, mainly after the acquisition of machines, larger equipment’s and software’s. This also made it possible for JN to produce all the machining and mold design processes internally. The company adopted the diversification strategy when it found a new market niche, with the manufacture of aluminum and plastic injection molds. The internationalization strategy allowed the company obtains market gains with the export of molds, through a consortium with other tooling’s located in Joinville. In addition, were presented the impacts of the COVID-19 pandemic, which caused a drop in the entry of new orders, and the measures adopted by the company to continue its production in 2020. At the end of the paper, it was possible to conclude that the strategies used by the Ferramentaria JN were fundamental to support its growth, over the analyzed period. |
Description: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Sócio-Econômico. Economia. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/224166 |
Date: | 2021-05-21 |
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TCC 2021 - Matheus - Finalizado.pdf | 1.444Mb |
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