dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Carvalho Júnior, Luiz Carlos de |
|
dc.contributor.author |
Bonatti, Matheus Gilvani |
|
dc.date.accessioned |
2021-06-02T17:45:34Z |
|
dc.date.available |
2021-06-02T17:45:34Z |
|
dc.date.issued |
2021-05-21 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/224166 |
|
dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Sócio-Econômico. Economia. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O principal objetivo deste trabalho é analisar as estratégias de crescimento adotadas pela
Ferramentaria JN, no período de 2000 até 2020, de modo a compreender as medidas que
foram significativas para o seu crescimento. A Ferramentaria JN foi fundada em 1987, no
município de Joinville, estado de Santa Catarina, e se consolidou na fabricação de moldes e
matrizes para injeção de alumínio e plástico, além de fornecer peças de reposição para moldes
e acompanhamento de try out. Para alcançar os objetivos deste trabalho, foram coletadas
informações em livros, periódicos, dissertações, teses e websites. Além disso, foi necessária
uma revisão do referencial teórico disponível para analisar o ambiente externo, de modo a
compreender as variáveis que podem afetar o desempenho das empresas, além das estratégias
de crescimento empresariais. Na sequência, foram caracterizados a indústria metalmecânica e
o setor de ferramentarias, além de apresentar um panorama destes no mundo, no Brasil, em
Santa Catarina e em Joinville, com informações obtidas dos últimos anos. Com o propósito de
identificar as estratégias adotadas pela Ferramentaria JN, foram realizadas entrevistas com os
sócios proprietários e funcionários. Os resultados mostram que a empresa fez esforços para
reduzir seus custos, por meio da aquisição de máquinas mais ágeis, investimentos em novos
processos, que reduziram o tempo de produção e projeto dos moldes, além da terceirização de
algumas atividades relacionadas, ou não, ao processo produtivo. A estratégia de diferenciação
permitiu à empresa produzir moldes mais pesados, com diversos mecanismos e sistemas de
refrigeração, além de se diferenciar pelo prazo de entrega dos moldes e componentes,
principalmente após a aquisição de máquinas, equipamentos maiores e softwares. Isso
possibilitou também à JN produzir internamente todos os processos de usinagem e projeto de
moldes. A empresa adotou a estratégia de diversificação ao encontrar um novo nicho de
mercado, com a fabricação de moldes para injeção de alumínio e plástico. Já a estratégia de
internacionalização permitiu à empresa obter ganhos de mercado com a exportação de
moldes, por meio de um consórcio com outras ferramentarias situadas em Joinville. Além
disso, foram apresentados os impactos da pandemia de COVID-19, que provocou uma queda
na entrada de novos pedidos, e as medidas adotadas pela empresa para dar continuidade à sua
produção, no ano de 2020. Ao final do trabalho, foi possível concluir que as estratégias
utilizadas pela Ferramentaria JN foram fundamentais para dar sustentação ao seu crescimento,
ao longo do período analisado. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
The main objective of this paper is to analyze the growth strategies adopted by Ferramentaria
JN from 2000 to 2020, to understand the measures that were significant for its
growth. Ferramentaria JN was founded in 1987 in the municipality of Joinville, State of
Santa Catarina, and that has consolidated itself in the manufacture of molds and dies for
injection of aluminum and plastic, in addition to providing spare parts for molds and
monitoring of try out. To achieve the goals of this paper, information was collected from
books, periodicals, dissertations, thesis and websites. In addition, it was necessary to review
the theoretical framework available to analyze the external environment, to understand the
variables that can affect the performance of companies, in addition to business growth
strategies. Afterward, the metalworking industry and the tooling sector were highlighted, in
addition to an overview of these in the world, in Brazil, in Santa Catarina, and Joinville, with
information obtained from recent years. In order to identify the strategies adopted
by Ferramentaria JN, interviews were conducted with the owners and employees. The results
show that the company made efforts to reduce its costs, through the acquisition of more agile
machines, investments in new processes, which reduced the production time and design of the
molds, in addition to the outsourcing of some activities related, or not, to the productive
process. The differentiation strategy allowed the company to produce heavier molds, with
several refrigeration mechanisms and systems, in addition to differentiating itself by the
delivery time of the molds and components, mainly after the acquisition of machines, larger
equipment’s and software’s. This also made it possible for JN to produce all the machining
and mold design processes internally. The company adopted the diversification strategy when
it found a new market niche, with the manufacture of aluminum and plastic injection molds.
The internationalization strategy allowed the company obtains market gains with the export of
molds, through a consortium with other tooling’s located in Joinville. In addition, were
presented the impacts of the COVID-19 pandemic, which caused a drop in the entry of new
orders, and the measures adopted by the company to continue its production in 2020. At the
end of the paper, it was possible to conclude that the strategies used by the Ferramentaria JN
were fundamental to support its growth, over the analyzed period. |
pt_BR |
dc.format.extent |
108 f. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
|
dc.subject |
Estratégias de crescimento |
pt_BR |
dc.subject |
Indústria metalmecânica |
pt_BR |
dc.subject |
Setor de ferramentarias |
pt_BR |
dc.subject |
Ferramentaria JN |
pt_BR |
dc.subject |
Growth strategies |
pt_BR |
dc.subject |
Metalworking industry |
pt_BR |
dc.subject |
Tooling sector |
pt_BR |
dc.title |
Estratégias de crescimento empresarial: um estudo de caso da Ferramentaria JN |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |