Title: | Desafios que os professores da educação infantil encontram para realizar a formação continuada online durante a pandemia covid-19 |
Author: | Schefer Hahn, Iédi Luzia |
Abstract: |
Este estudo buscou conhecer a realidade do trabalho dos docentes do ensino infantil na Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma SC – AFASC. Para isso, optou-se por uma pesquisa qualitativa, fazendo uma pesquisa de campo através de um formulário digital. Foram coletadas 333 amostras, sendo a grande maioria de professores, seguido por 7 estagiários e 4 diretores. As observações, bem como as entrevistas foram baseadas nos seguintes cenários - características da amostra: gênero, idade, tempo que leciona; formação docente: formação inicial, graduação e experiência em curso online; BNCC: conhecimento e a sua aplicação; e por fim, sentimentos: educação mediada por tecnologia e a Pandemia COVID-19. Foram constatadas variações entre idades e tempo de serviço, contudo, há constância entre a realização de cursos online e o interesse na sua laboração, em especial sobre a nova BNCC. A maioria se diz disponível para realizar uma formação continuada online, apesar das dificuldades existentes. This study sought to understand the reality of the work of teachers in early childhood education at the Women's Association of Social Assistance in Criciúma - AFASC. For this, it was opted for a qualitative research, doing a field research through a digital form. 333 samples were collected, the vast majority of which were teachers, followed by 7 interns and 4 directors. The observations, as well as the interviews were based on the following scenarios - sample characteristics: gender, age, teaching time; teacher training initial training, graduation and experience in online course; BNCC: knowledge and its application; and finally, feelings: technology-mediated education and the COVID-19 Pandemic. Variations were found between ages and length of service, however, there is consistency between taking online courses and being interested in their work, especially about the new BNCC. Most say they are available to carry out continuing training online, despite the existing difficulties. |
Description: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Araranguá. Tecnologias da Informação e Comunicação |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/224055 |
Date: | 2021-05-19 |
Files | Size | Format | View | Description |
---|---|---|---|---|
TCC - Iédi S Hahn.pdf | 1.429Mb |
View/ |
TCC |