Desafios que os professores da educação infantil encontram para realizar a formação continuada online durante a pandemia covid-19
Show simple item record
dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Fiuza, Patricia Jantsch |
|
dc.contributor.author |
Schefer Hahn, Iédi Luzia |
|
dc.date.accessioned |
2021-05-28T01:47:08Z |
|
dc.date.available |
2021-05-28T01:47:08Z |
|
dc.date.issued |
2021-05-19 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/224055 |
|
dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Araranguá. Tecnologias da Informação e Comunicação |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este estudo buscou conhecer a realidade do trabalho dos docentes do ensino infantil na
Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma SC – AFASC. Para isso, optou-se
por uma pesquisa qualitativa, fazendo uma pesquisa de campo através de um formulário
digital. Foram coletadas 333 amostras, sendo a grande maioria de professores, seguido por 7
estagiários e 4 diretores. As observações, bem como as entrevistas foram baseadas nos
seguintes cenários - características da amostra: gênero, idade, tempo que leciona; formação
docente: formação inicial, graduação e experiência em curso online; BNCC: conhecimento e a
sua aplicação; e por fim, sentimentos: educação mediada por tecnologia e a Pandemia
COVID-19. Foram constatadas variações entre idades e tempo de serviço, contudo, há
constância entre a realização de cursos online e o interesse na sua laboração, em especial
sobre a nova BNCC. A maioria se diz disponível para realizar uma formação continuada
online, apesar das dificuldades existentes. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
This study sought to understand the reality of the work of teachers in early childhood
education at the Women's Association of Social Assistance in Criciúma - AFASC. For this, it
was opted for a qualitative research, doing a field research through a digital form. 333
samples were collected, the vast majority of which were teachers, followed by 7 interns and 4
directors. The observations, as well as the interviews were based on the following scenarios -
sample characteristics: gender, age, teaching time; teacher training initial training, graduation
and experience in online course; BNCC: knowledge and its application; and finally, feelings:
technology-mediated education and the COVID-19 Pandemic. Variations were found between
ages and length of service, however, there is consistency between taking online courses and
being interested in their work, especially about the new BNCC. Most say they are available to
carry out continuing training online, despite the existing difficulties. |
pt_BR |
dc.format.extent |
63 p. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Araranguá, SC |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
en |
dc.subject |
Educação Infantil. |
pt_BR |
dc.subject |
Formação Continuada. |
pt_BR |
dc.subject |
BNCC. |
pt_BR |
dc.title |
Desafios que os professores da educação infantil encontram para realizar a formação continuada online durante a pandemia covid-19 |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar