Avaliação de propriedades geotécnicas de um depósito de solo mole para implantação de obra de infraestrutura às margens da Rodovia BR-101/SC.

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Avaliação de propriedades geotécnicas de um depósito de solo mole para implantação de obra de infraestrutura às margens da Rodovia BR-101/SC.

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Título: Avaliação de propriedades geotécnicas de um depósito de solo mole para implantação de obra de infraestrutura às margens da Rodovia BR-101/SC.
Autor: Spada, Marcela Saragioto
Resumo: Construções sobre depósitos de solos moles são motivos de preocupação na engenharia e geotecnia devido à alta compressibilidade e baixa capacidade de suporte desses solos. Como problemática vinculada a obras sobre estes solos tem-se os longos tempos de adensamento, casos de rupturas de aterros executados sobre os mesmos e ocorrência de recalques excessivos. O presente trabalho visa a caracterização geotécnica, avaliação de recalques e análise de estabilidade de aterros sobre uma região com presença de solos moles. Esta região está localizada no município de Governador Celso Ramos/SC, e atualmente serve como fundação para um aterro construído para um loteamento residencial e, possivelmente, no futuro receberá empreendimentos em sua vizinhança. Desta forma, é necessária a investigação geotécnica do local afim de obter a correta caracterização das propriedades do solo. Sondagens de simples reconhecimento, ensaios de piezocone, caracterização, adensamento e cisalhamento direto foram realizados para avaliar parâmetros do solo e analisar o desempenho de uma obra de infraestrutura de aterro construído sobre este depósito. Com os dados fornecidos pelos ensaios e a utilização de formulações específicas, foram determinadas as propriedades geotécnicas da área, uma previsão do tempo e a magnitude dos recalques por adensamento, provocados pela aplicação das cargas de aterro e futuras edificações, que serão supostamente instaladas no local. Os resultados obtidos para o solo heterogêneo apesar de indicarem recalques elevados para aterros com grandes sobrecargas, se mostraram pouco expressivos quando considerado o aterro construído, típico de um solo pré-adensado. Avaliando o tempo para ocorrência de 90% dos recalques, verificou-se que o tempo até a estabilização ultrapassaria o período construtivo, sugerindo assim a necessidade de ações prévias de tratamento do terreno e/ou aceleração de recalques. No entanto, também foi observado a possível estabilização dos recalques durante o período de monitoramento do aterro. Por fim, as análises de estabilidade indicaram aterros com valores de coeficiente de segurança considerados seguros.Constructions on soft soil deposits are a matter of concern in engineering and geotechnical engineering due to the high compressibility and low bearing capacity of these soils. As a problem linked to works on these soils, there are long compaction times, cases of failure of embankments built on them and occurrence of excessive settlements. The present work aims at the geotechnical characterization, evaluation of settlements and stability analysis of embankments over a region with the presence of soft soils. This region is located in Governador Celso Ramos/SC, and currently serves as the foundation for an embankment built for a residential development and, possibly, in the future will receive developments in its neighborhood. Therefore, a geotechnical investigation of the site is necessary in order to obtain the correct characterization of the soil properties. Simple reconnaissance drilling, piezocone tests, characterization, densification and direct shear were performed to evaluate soil parameters and analyze the performance of an embankment infrastructure work built on this deposit. With the data provided by the tests and the use of specific formulations, the geotechnical properties of the area, a weathering prediction, and the magnitude of the densification settlements, caused by the application of the embankment loads and future buildings, which are supposed to be installed on the site, were determined. The results obtained for the heterogeneous soil, despite indicating high settlements for embankments with large overloads, were not very significant when considering the constructed embankment, typical of a pre-densified soil. Evaluating the time for the occurrence of 90% of the settlements, it was found that the time until stabilization would exceed the construction period, thus suggesting the need for previous actions of soil treatment and/or acceleration of settlements. However, the possible stabilization of the settlements during the embankment monitoring period was also observed. Finally, the stability analyses indicated embankments with safe safety coefficient values.
Descrição: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Joinville. Engenharia Civil de Infraestrutura.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/223554
Data: 2021-05-07


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