O quadro teórico vigotskiano e a pesquisa em Linguística Aplicada: remanescência/evanescência da teoria histórico-cultural

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

O quadro teórico vigotskiano e a pesquisa em Linguística Aplicada: remanescência/evanescência da teoria histórico-cultural

Mostrar registro completo

Título: O quadro teórico vigotskiano e a pesquisa em Linguística Aplicada: remanescência/evanescência da teoria histórico-cultural
Autor: Pereira, Hellen Melo
Resumo: Esta pesquisa tematiza o quadro teórico vigotskiano no Brasil hoje, com foco nas condições que envolvem a remanescência e/ou a evanescência desse quadro, em particular no campo da Linguística Aplicada. No tratamento de tal temática, ocupa-se dos principais conceitos da obra do autor bielorrusso, deslindando fundamentos da Teoria Histórico-Cultural e suas bases metodológicas. O estudo ancora-se na Teoria Histórico-Cultural, a partir das obras de Lev S. Vigotski reunidas nos tomos de Obras Escogidas, entre outras traduções/compilações igualmente referendadas, e tem como objetivo descrever analiticamente como se delineia a remanescência do legado vigotskiano na Educação em Linguagem no âmbito da Linguística Aplicada atual, explicando por que essa remanescência delineia-se do modo descrito. Para tanto, a pesquisa compreende análise documental de um conjunto de teses de Doutorado publicadas no período de dez anos (2009 a 2018), na área de Linguística Aplicada, em que o ator bielorrusso é evocado como base teórica. Seu desenho metodológico é de fundamentação histórico-cultural, em que a descrição opera em favor da explicação, na análise das 26 teses que compõem o corpus. Com o fito de perscrutar o cenário do legado vigotskiano no campo em questão e explicar suas implicações, o estudo se articula em três movimentos principais de pesquisa: um de cunho teórico-metodológico, que corresponde à incursão nos fundamentos teórico-metodológicos vigotskianos; outro de natureza analítico-descritiva, em que são analisadas as teses do corpus quanto aos objetos de estudo que implicam evocação do aparato conceitual vigotskiano, quanto ao corpo conceitual evocado e quanto às fontes bibliográficas referenciadas; e um terceiro de ordem analítico-explicativa, que coteja os dois movimentos anteriores com foco na elaboração da tese de pesquisa. O estudo empreendido gerou indicativos que atestam que o quadro teórico vigotskiano se mantém entre as evocações teóricas de pesquisas em Linguística Aplicada hoje, mas em condição de presença parcializada. Afinal, o estudo conclui que a remanescência de Lev S. Vigotski no campo da Educação em Linguagem na última década delineia-se de modo tangencial, aplanado e fragmentar, como efeito de arrevezamentos referencial-bibliográficos, tanto quanto das afluências produtivistas, discursivas e do relativismo cultural que se evidenciam pela adesão a pactos teóricos controversos. Instaura-se, portanto, um território fecundo para sua evanescência, a partir do que é possível problematizar a viabilidade de uma ascensão da teoria vigotskiana no âmbito das pesquisas em Linguística Aplicada hoje.Abstract: The theme of this research is the vygotskian theoretical framework actually in Brazil focusing in conditions that involves the framework?s evanescence and/or remainder, in Applied Linguistic particularly. In thematic?s treating it engages in the main concepts of Belarusian Author?s work unraveling the grounds of historical-cultural theory and his methodological bases. The research holds on historical-cultural theory from Lev S Vygotsky? works attached in Obras Escogidas among others referenced translations/compilations equally and it has as aim to describe analytically how outlines the vygotskian legacy?s remnant in Language Education in scope of actual Applied Linguistic, explaining why this remainder outlines in the way described. Therefor the research comprises a documental analyze of a set of doctoral theses published along ten years (2009-2018), in the Applied Linguistic area, in which Belarusian author is evocated as theoretical ground. Inside the analysis of these 26 theses that compose the corpus, his methodological draw is from the historical-cultural foundation in which the description operates in favor of the explanation. The target this inquire is the vygotskian legacy?s scene in the present matter and explain his implications. So this study articulates in three main research moves: firstly, a theoretical-methodological feature that match to incursion in vygotskian theoretical-methodological foundations; secondly, from analytical-descriptive nature in which those thesis had been analyzed regarding to objects of study that imply a evocation of vygotskian conceptual device and to conceptual frame evocated and to bibliographical sources referenced; thirdly, from analytical-explanatory order that correlates these two previous moves focusing in elaboration of this thesis. This enterprise had generate evidences that attest the vygotskian theoretical framework holds among theoretical evocations of researches in Applied Linguistic today but in a condition of partial presence. Afterall the study concludes that remainder of Lev S. Vygotsky in Language Education within last decade outlines in a tangential, flattened and fragmented way as effect of bibliographical sources contentions, as well as from productivist, discursive affluences and from cultural relativism which become evidence from adherence to controversial theoretical agreements. Therefore settle down a fruitful field to her evanescence from what is possible to problematize the feasibility of the vygotskian theory?s ascent within the scope of researches in Applied Linguistic today.
Descrição: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Florianópolis, 2021.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/222059
Data: 2021


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
PLLG0826-T.pdf 2.786Mb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar