dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
|
dc.contributor.advisor |
Dalmagro, Sandra Luciana |
|
dc.contributor.author |
Kretzer, Rafael Márcio |
|
dc.date.accessioned |
2021-03-22T13:55:48Z |
|
dc.date.available |
2021-03-22T13:55:48Z |
|
dc.date.issued |
2021 |
|
dc.identifier.other |
371335 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/221320 |
|
dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2021. |
|
dc.description.abstract |
Entre a juventude da classe trabalhadora no Brasil vemos uma parcela que integra a classe média e uma grande maioria que compõe as camadas populares. Estes geralmente situados no campo e nas periferias urbanas, expostos ao trabalho desde cedo, majoritariamente em situação de subemprego, ou desemprego, além de possuírem os menores graus de escolaridade e grandes dificuldades de acessar ao ensino superior. Esta dissertação tem por foco analisar os limites e possibilidades do Cursinho Podemos Mais Heliópolis, localizado na capital paulista e organizado pelo Levante Popular da Juventude (Levante), em promover o engajamento político dos jovens que o compõem. Metodologicamente, realizamos pesquisa em trabalhos acadêmicos acerca do Movimento, analisamos seus documentos oficiais e aplicamos entrevistas e questionários com os coordenadores, estudantes, professores e militantes do Levante que fazem parte do cursinho de Heliópolis. O suporte teórico dos estudos acerca da juventude, engajamento político e sociedade de classes no Brasil está embasado principalmente nos sociólogos FERNANDES (1972, 1975, 2018, 2019, 2020), IANNI (1968) e FORACCHI (1965, 1972), além de autores mais recentes como SPOSITO et al. (2018, 2020). Ao longo da análise percebemos que o Levante assume os cursinhos populares como um meio para o engajamento político dos jovens das camadas populares, ao mesmo tempo em que se coloca como uma possibilidade de atuação política também para os jovens universitários. Nesse cenário, constatamos que o cursinho de Heliópolis se pauta pelas orientações da Organização e busca extrapolar as paredes da sala de aula, aproximando-se da comunidade e das organizações, instituições, famílias e jovens que a compõem, no intuito de buscar caminhos para a mobilização política destes indivíduos. O engajamento se mostrou uma possibilidade latente entre os estudantes do Cursinho, mas a condição de classe desses jovens ? todos pertencentes às camadas populares ? se coloca como o principal impedimento tanto para a atuação política quanto para a continuidade dos estudos. Em alternativa, o cursinho de Heliópolis também tem aproximado jovens universitários do engajamento na periferia, estes aparentemente com maior tempo para a atuação política, porém nem sempre alinhados com o método e perspectiva política desse espaço educativo, apresentando também desafios futuros para a realização dos objetivos do Cursinho. |
|
dc.description.abstract |
Abstract: Among the youth of the working class in Brazil, we see a portion that integrates the middle class and a large majority that make up the popular strata. These are usually located in the countryside and in the urban peripheries, exposed to work from an early age, mostly underemployed, or unemployed, in addition to having the lowest levels of education and great difficulties in accessing higher education. This dissertation focuses on analyzing the limits and possibilities of the Cursinho Podemos Mais Heliópolis (a course to take the test to enter the university), located in the capital of São Paulo and organized by social movement Levante Popular da Juventude (Levante), in promoting the political engagement of the young people who compose it. Methodologically, we carry out research on academic works about this Movement, analyze its official documents and apply interviews and questionnaires with the Cursinho?s coordinators, students, teachers and activists of Levante. The theoretical support for studies on youth, political engagement and class society in Brazil is based mainly on the sociologists FERNANDES (1972, 1975, 2018, 2019, 2020), IANNI (1968) and FORACCHI (1965, 1972), in addition to more recent authors such as SPOSITO et al. (2018, 2020). Throughout the analysis, we realized that Levante assumes popular courses as a means for the political engagement of young people from the popular strata, at the same time that it poses itself as a possibility for political action also for young university students. In this scenario, we found that the Heliópolis course is guided by the guidelines of the Organization and seeks to extrapolate the walls of the classroom, approaching the community and the organizations, institutions, families and young people that compose it, in order to seek ways for the political mobilization of these individuals. Engagement proved to be a latent possibility among students at the Cursinho, but the class status of these young people ? all belonging to the popular strata ? stands as the main impediment both to political action and to the continuity of studies. Alternatively, the Heliópolis course has also brought young university students closer to engagement on the urban periphery, apparently with more time for political action, but not always accordingly to the method and political perspective of this course, also presenting future challenges for the achievement of goals of the Cursinho. |
en |
dc.format.extent |
154 p.| il. |
|
dc.language.iso |
por |
|
dc.subject.classification |
Educação |
|
dc.subject.classification |
Juventude |
|
dc.subject.classification |
Classes sociais |
|
dc.subject.classification |
Jovens |
|
dc.title |
Engajamento político no Levante Popular da Juventude: uma análise sobre os jovens do Cursinho Podemos Mais Heliópolis/SP |
|
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
|