Title: | Políticas públicas da escola Helen Keller: implementação da libras, documentos e narrativas |
Author: | Dall´Alba, Carilissa |
Abstract: |
A presente tese, intitulada Políticas Públicas da Escola Helen Keller: Implementação da Libras, documentos e narrativas, tem como objetivo central resgatar as marcas de história da implementação da Língua Brasileira de Sinais ? Libras ? na Escola Especial Municipal Helen Keller, escola de surdos, localizada em Caxias do Sul, no estado de Rio Grande do Sul/RS. Esta pesquisa é composta por dois grupos de materiais: narrativas resultantes de entrevistas com vinte sujeitos, entre eles professores, ex-professores e ex-alunos; e análise de registros feitos pelo conjunto de movimento surdo na época da transição de metodologia para a implementação da Libras na escola, a partir de 1990. Os registros sobre o movimento surdo podem ser entendidos como a análise de documentos oficiais, históricos, fotos, certificados, projetos, relatórios e eventos elaborados na época do processo de implementação da Língua de Sinais na escola. A importância desta tese justifica-se por articular os Estudos Linguísticos e Educação de Surdos, inserindo-se, portanto, no campo dos Estudos Surdos. O resgate histórico da implementação da Libras da Escola Helen Keller é relevante para a área da Libras do Brasil e para reforçar a importância da Educação Bilíngue para surdos. As análises desses dados reforçam a importância da Libras como língua de instrução para o bom desempenho do aluno surdo. A ferramenta de análise das narrativas é uma estratégia teórica encontrada para permitir registrar o período de transição de Libras da Escola Helen Keller. A presente pesquisa está filiada ao campo de Estudos Linguísticos com foco de Língua Brasileira de Sinais ? Libras, com atravessamentos do campo dos Estudos Surdos, Estudos Culturais e Políticas Educacionais e Linguísticas que compreendem a Educação de Surdos a partir de um contexto cultural, linguístico e político. Metodologias mistas foram utilizadas neste estudo, o qual pretende colaborar com outros estudos na área. Abstract: This thesis, entitled Public Policies of the Helen Keller School: Implementation of Libras, documents and narratives, has the central objective of rescuing the history marks of the implementation of the Brazilian Sign Language - Libras - at the Helen Keller Municipal Special School, deaf school, located in Caxias do Sul, in the state of Rio Grande do Sul/RS. This research is composed of two groups of materials: narratives resulting from interviews with twenty subjects, including teachers, former teachers and former students; and analysis of records made by the deaf movement set at the time of the transition from methodology to the implementation of Libras at school, from 1990 onwards. Records on the deaf movement can be understood as the analysis of official, historical, photos, certificates, projects, reports and events prepared at the time of the sign language implementation process at school. The importance of this thesis is justified by articulating Linguistic Studies and Education for the Deaf, thus being inserted in the field of Deaf Studies. The historical rescue of the implementation of Libras by the Helen Keller School is relevant to the area of Libras do Brazil and to reinforce the importance of Bilingual Education for the deaf. The analysis of these data reinforces the importance of Libras as a language of instruction for the good performance of the deaf student. The narrative analysis tool is a theoretical strategy found to record the transition period of Pounds from the Helen Keller School. This research is affiliated to the field of Linguistic Studies with a focus on Brazilian Sign Language - Libras, with crossings from the field of Deaf Studies, Cultural Studies and Educational and Linguistic Policies that comprise the Education of the Deaf from a cultural, linguistic and cultural context. political. Mixed methodologies were used in this study, which intends to collaborate with other studies in the area. |
Description: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Florianópolis, 2020. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/221286 |
Date: | 2020 |
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PLLG0824-T.pdf | 17.35Mb |
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