Modelo de apoio a gestão da qualidade da informação em portais do poder judiciário utilizando fuzzy quality function deployment

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Modelo de apoio a gestão da qualidade da informação em portais do poder judiciário utilizando fuzzy quality function deployment

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Title: Modelo de apoio a gestão da qualidade da informação em portais do poder judiciário utilizando fuzzy quality function deployment
Author: Albuquerque, Almir dos Santos
Abstract: O volume exponencial diário de informações disponibilizadas na web sinaliza a necessidade de criação de metodologias e/ou processos de gestão da qualidade da informação que viabilizem as questões relacionadas com os critérios de avaliação da ?qualidade?. Este trabalho de caráter teórico/empírico apresenta a proposição de um modelo para apoiar a Gestão da Qualidade da Informação em portais do Poder Judiciário utilizando Fuzzy Quality Function Deployment, focado na abordagem da qualidade da informação baseada nas dimensões e nos atributos das informações textuais. O modelo proposto foi aplicado em um portal do Poder Judiciário e evidenciou um campo de incerteza, imprecisão e ambiguidades sobre o grau da qualidade do portal. A subjetividade envolvida e a experiência do usuário podem interferir na clareza dos resultados da avaliação. A validade e a confiabilidade do modelo foram verificadas pela análise de sua aplicação, o que provou ser uma ferramenta importante para os gestores de portais por oferecer condições para que seja implementada uma gestão de qualidade informacional eficiente, a fim de maximizar a satisfação dos clientes/usuários. Com base em sua estrutura, conclui-se que o modelo apresenta vantagens pois, inexiste a preocupação de priorizar usuários, dimensões e seus respectivos atributos, como também a simplicidade nos cálculos dos escores.Abstract: The daily exponential volume of information available on the web signals the need to create methodologies and/or information quality management processes that make issues related to the ?quality? assessment criteria feasible. This theoretical/empirical work presents the proposal of a model to support the Management of Information Quality in portals of the Judiciary using Fuzzy Quality Function Deployment, focused on the approach to information quality based on the dimensions and attributes of textual information. The proposed model was applied in a portal of the Judiciary and showed a field of uncertainty, imprecision and ambiguities about the degree of quality of the portal. The subjectivity involved and the user experience can interfere with the clarity of the evaluation results. The validity and reliability of the model were verified by analyzing its application, which proved to be an important tool for portal managers as it offers conditions for an efficient information quality management to be implemented in order to maximize user satisfaction customers/user. Based on its structure, it is concluded that the model has advantages because there is no concern to prioritize users, dimensions and their respective attributes, as well as simplicity in calculating scores.
Description: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2021.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/220552
Date: 2021


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