O gênero vídeo promocional como prática social integrada à produção de um jornal escolar: uma abordagem pela perspectiva da análise crítica de gênero

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O gênero vídeo promocional como prática social integrada à produção de um jornal escolar: uma abordagem pela perspectiva da análise crítica de gênero

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Title: O gênero vídeo promocional como prática social integrada à produção de um jornal escolar: uma abordagem pela perspectiva da análise crítica de gênero
Author: Diatel, Edna Kurisini
Abstract: Este estudo observou o processo de produção de vídeos publicitários como prática social e sua relação com as práticas de ensino e aprendizagem em língua portuguesa. A pesquisa contribuiu para a reflexão sobre as formas de manifestação da linguagem, seu papel na construção de sentidos e o modo como perpassa as práticas sociais. Enfatizou a leitura/escuta e produção reflexiva de vídeos de gênero anúncio publicitário, visando colaborar para o desenvolvimento crítico e linguístico dos/as estudantes de uma escola pública da Rede Estadual de Florianópolis. Ampliou o acesso crítico à prática social de textos em diferentes gêneros presentes na esfera jornalística e publicitária. Foi uma atividade proposta e realizada conjuntamente por alunos e professora em etapas e que, ao final, levou à realização de sete vídeos autorais, pelos/as alunos/as desse estudo. A pesquisa aqui relatada objetivou analisar a prática social de produção de vídeos de anúncio publicitário e de campanha sócio-política para promoção de um jornal escolar em um blog por alunos/as do 9º ano matutino de uma escola pública. O estudo se guiou pela seguinte questão: como a prática social desencadeada na produção de vídeos publicitários pode favorecer o desenvolvimento de práticas críticas no ensino e aprendizagem de língua portuguesa? A análise abrangeu as etapas do projeto didático, a materialidade multimodal do vídeo como forma de discussão dos principais construtos da (ACG) (Bonini, 2010, 2011, 2012, 2013) e da transitividade freiriana (Freire, 1967), a discussão sob a abordagem da multimodalidade Kress e Van Leeuwen (1996, 2006) a partir do vocabulário visual próprio, e a observação conjunta dos diferentes modos de linguagem audiovisual com vistas a observar a criticidade nas obras fílmicas. A pesquisa é qualitativa o procedimento adotado é de Pesquisa Participante (PP), por envolver a participação dos alunos/as e da pesquisadora. O projeto didático potencializou o estudo do gênero anúncio publicitário com práticas sociais críticas como debates, assembleias e rodas de conversa que contribuíram para as práticas de ensino de LP e produção dos vídeos. As escolhas referentes aos assuntos tratados em cada uma das peças audiovisuais, em vídeo, estão relacionadas a uma tentativa clara de refletir a realidade e o momento que cada grupo experienciou resultando em vídeos que revelam algum deslocamento de uma consciência não crítica para uma consciência crítica à medida que os/as alunos/as se voltam para ações de reflexão e oposição ao fechamento da escola em que estavam estudando, como foram apresentados nos fatos narrativos, nos modos dos vídeos, no engajamento das práticas sociais em atos públicos, nos depoimentos, no agir e pensar dos/as alunos/as, desde os primeiros vídeos menos questionadores, para os últimos mais contestadores.Abstract: This study has as its theme the production process of advertising videos as a social practice and its relationship with the teaching and critical learning practices of the Portuguese language. The research seeks to contribute to the reflection on the forms of expression of language, its role in the construction of meanings manipulated in the service of power, the just and unfair relations and the way that language permeates social practices, emphasizes reading / listening and reflective production of videos of advertisement genre, whilst aiming to collaborate for the critical and linguistic development of students at a public school in the State Network of Florianopolis, by expanding critical access to the social practice of texts in different genres present in the journalistic and advertising spheres. It consisted of an activity proposed and carried out consensually by students and teacher in stages, which, in the end, led to the making of seven authorial videos, by the students of this study. The research reported here aimed to analyze social practice in a 9th grade class when producing videos for advertising and socio-political campaigns to promote Jornal Escolar on a blog. The experience reported here is the process of socio-political engagement of students in the face of news of the closing of their school. The study was guided by the following question: how can social practice in the production of advertising videos favor teaching and critical learning practices in the Portuguese language? The analysis covered the stages of the didactic project, the multimodal materiality of the video as a way of discussing the main constructs of (ACG) (Bonini, 2010, 2011, 2012, 2013) and the Freirian transitivity (Freire, 1967)), the discussion under the approach of multimodality Kress and Van Leeuwen (1996, 2006) based on their own visual vocabulary and the joint observation of the different modes of audiovisual language in order to observe the criticality in film works. The work methodology is qualitative and the procedure adopted is that of Participant Research (PP), as it involves students and the researcher with the object studied. The didactic project strengthened the study of the advertising genre with critical social practices such as debates, general meetings and conversation circles that contributed to the teaching practices of LP and video production. It was observed that the choices related to the subjects covered in each of the audiovisual pieces, on video, are related to a clear attempt to reflect the reality and the moment that each group experienced resulting in film works that reveal some shift from a non-critical consciousness to a critical conscience as the students turn to actions of reflection and opposition to the closing of the school as presented in the narrative facts, in the forms of the videos, in the lexicalization, in the engagement of social practices in public acts, in the statements, in the actions and thoughts of the students, from the first least inquiring videos to the latest more disputing ones.
Description: Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Letras, Florianópolis, 2020.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/220463
Date: 2020


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