Práticas de formação de pesquisadores da Educação
Show full item record
Title:
|
Práticas de formação de pesquisadores da Educação |
Author:
|
Pinto, Neuza Bertoni; Martins, Pura Lúcia Oliver
|
Abstract:
|
O artigo discute a formação do pesquisador da educação e relata a
experiência desenvolvida na disciplina Seminário de Tese II
ministrada à primeira turma de Doutorado do Programa de Pós-
Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do
Paraná. Inicialmente, analisa núcleos problemáticos das pesquisas
em educação no Brasil, apontados pela literatura educacional, em
seguida, descreve o processo pedagógico desenvolvido pela referida
disciplina, cuja intencionalidade era propiciar um espaço de
discussão coletiva voltado à formação de pesquisadores. O relato
dos procedimentos adotados na disciplina sublinha a relevância de
um exercício de percepção e reflexão crítica direcionado à
compreensão dos elos existentes entre as abordagens de pesquisa e
seus pressupostos epistemológicos, gnosiológicos e ontológicos. As
análises das práticas investigativas de diferentes modalidades de
pesquisa, realizadas a partir do “esquema paradigmático” proposto
por Gamboa (2007), configuraram-se como elemento dinamizador
das práticas investigativas dos participantes. |
Description:
|
Artigo disponibilizado na Revista Diálogo Educacional...https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/view/3676 |
URI:
|
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/219712
|
Date:
|
2009 |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show full item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar