Práticas de formação de pesquisadores da Educação
Show simple item record
dc.contributor.advisor |
|
|
dc.contributor.author |
Pinto, Neuza Bertoni |
|
dc.contributor.author |
Martins, Pura Lúcia Oliver |
|
dc.date.accessioned |
2021-01-27T13:24:36Z |
|
dc.date.available |
2021-01-27T13:24:36Z |
|
dc.date.issued |
2009 |
|
dc.identifier.citation |
BERTONI PINTO, Neuza; OLIVER MARTINS, Pura Lúcia. PRÁTICAS DE FORMAÇÃO DE PESQUISADORES DA EDUCAÇÃO. Revista Diálogo Educacional, [S.l.], v. 9, n. 26, p. 103-118, jul. 2009. ISSN 1981-416X. Disponível em: <https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/view/3676>. Acesso em: 27 jan. 2021. doi:http://dx.doi.org/10.7213/rde.v9i26.3676. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/219712 |
|
dc.description |
Artigo disponibilizado na Revista Diálogo Educacional...https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/view/3676 |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O artigo discute a formação do pesquisador da educação e relata a
experiência desenvolvida na disciplina Seminário de Tese II
ministrada à primeira turma de Doutorado do Programa de Pós-
Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do
Paraná. Inicialmente, analisa núcleos problemáticos das pesquisas
em educação no Brasil, apontados pela literatura educacional, em
seguida, descreve o processo pedagógico desenvolvido pela referida
disciplina, cuja intencionalidade era propiciar um espaço de
discussão coletiva voltado à formação de pesquisadores. O relato
dos procedimentos adotados na disciplina sublinha a relevância de
um exercício de percepção e reflexão crítica direcionado à
compreensão dos elos existentes entre as abordagens de pesquisa e
seus pressupostos epistemológicos, gnosiológicos e ontológicos. As
análises das práticas investigativas de diferentes modalidades de
pesquisa, realizadas a partir do “esquema paradigmático” proposto
por Gamboa (2007), configuraram-se como elemento dinamizador
das práticas investigativas dos participantes. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.subject |
Pesquisa educacional |
pt_BR |
dc.subject |
Formação do pesquisador |
pt_BR |
dc.subject |
Leitura epistemológica das práticas investigativas |
pt_BR |
dc.title |
Práticas de formação de pesquisadores da Educação |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar